A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO TECNOLÓGICO – uma ação extensionista na comunidade anapolina
Resumo
Observando o contexto tecnológico que permeia a humanidade e saber que usufruir dessa tecnologia tem um preço preocupante, já que gera muitos resíduos à natureza, faz-se necessário o educar ambiental. Na perspectiva extensionista, enquanto modalidade de educação não formal, é comum e se apresenta bastante eficaz, para o aprendizado do aluno, o ensinar por meio de oficinas pedagógicas. Para embasamento teórico deste trabalho se deu uma revisão literária dos conceitos da EA pelo educador ambiental Jacobi (2003), os pontos de vista quanto ao uso das TIC por Xavier, Teixeira e Silva (2010) e a importância da extensão universitária na formação do licenciando conforme Silva e Rosa (2011). O projeto foi desenvolvido a partir de pesquisas qualitativas que contaram com revisão bibliográfica sobre os princípios da educação não formal, a extensão universitária, a educação tecnológica e a educação ambiental. Foram preparadas 15 oficinas pedagógicas nas temáticas de educação ambiental e tecnológica na comunidade escolar do bairro Recanto do Sol no município de Anápolis, no período de 20 de junho de 2012 a 26 de novembro de 2012. Os resultados positivos dessa prática pedagógica se deram pelo êxito dos educandos nas atividades dirigidas, em sua participação ativa nas discussões levantadas, na interação uns com os outros e com o educador havendo a superação das expectativas da gestão escolar. Acredita-se que o projeto possibilitou aos alunos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos na área tecnológica aliados a alguns cuidados com o meio ambiente. A experiência serviu de grande valia para o crescimento acadêmico que se deu desde o elaborar das oficinas, no primeiro contato com o ambiente escolar (na função de docência) até a troca de saberes entre professor e aluno.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Painéis