OS DIFERENTES USOS DO APARELHO CELULAR EM AMBIENTES ESCOLARES
Resumo
O uso de aparelhos celulares no mundo está cada vez mais intensificado, sendo que não se faz apenas por adultos, mas como também em especial pelas crianças, que se inserem no mundo das tecnologias digitais de forma veloz e imediata. Na atualidade, as crianças possuem enormes curiosidades diante dessas ferramentas e não possuem o menor receio em explorá-las, proporcionando assim que precocemente estejam imersos nas inovações tecnológicas digitais com total domínio (MOURA, 2011, p.47). Atualmente, a penetração do celular é elevada em todos os países do mundo, particularmente, entre as gerações mais jovens, parecendo haver certa dependência deste aparelho. Para alguns autores, o telefone celular é como a extensão do próprio corpo e os seus proprietários já não podem viver sem ele. A sociedade está intensamente imersa em um meio no qual as pessoas não dependem de lugares específicos para estarem conectadas. Elas estão tendo a oportunidade de se conectarem com o mundo independente de onde estão, e isso devido aos aparelhos digitais que a cada dia possuem programas e aplicativos que permitem conexões em mobilidade, permitindo que se viva a realidade concreta e virtual ao mesmo tempo. Tal possibilidade é chamada de espaços híbridos. Souza e Silva (2006, p. 24) explica que Espaços híbridos são espaços móveis, criados pela constante movimentação de usuários que carregam aparelhos portáteis continuamente conectados à internet e outros usuários. O problema a ser verificado, neste estudo, é como se dão os usos dos aparelhos celulares no ambiente escolar e se alguns professores utilizam essa ferramenta digital como meio pedagógico. De modo geral, considerando as diversas tecnologias digitais oferecidas, segundo Moura (2011), hoje os jovens jogam, navegam, utilizam dos diversos aplicativos que os aparelhos disponibilizam (como vídeos, gravações de áudio, tirar fotos, compartilhar arquivos) e ainda interagem com simulações desafiadoras.Downloads
Publicado
2014-12-01
Edição
Seção
Painéis