O PAPEL DO BRINCAR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Palavras-chave:
Brincar. Educação Infantil. Aprendizagem. Desenvolvimento.Resumo
Resumo: O presente trabalho apresentará a estrutura do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – um dos requisitos para a obtenção do título de licenciada em Pedagogia, pela UEG, Câmpus Inhumas – e seu primeiro capítulo. Tem por temática discutir e propor uma reflexão sobre o papel do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A problematização se centrou na seguinte questão: quais as concepções do papel do brincar no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, das professoras da Educação Infantil, da Rede municipal de Educação de Inhumas?. Este TCC será estruturado em três capítulos, sendo o primeiro intitulado de Contextualização histórica da infãncia/criança e criação das instituições de educação, que tem como objetivo fazer uma retrospectiva sobre as concepções de infância e criança e as diferentes formas de atendimento; o segundo abordaremos as concepções do brincar, seu processo histórico e as implicações no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças; no terceiro apresentaremos os dados coletados e suas analises a luz dos teóricos que pesquisamos o brincar, a infância, a criança e a Educação Infantil. Teremos como interlocutores Ariés (1981), Azevedo (2013), Corazza (2002), Kuhlmann Jr. (2010), Oliveira et al. (2012), entre outros. A metodologia proposta para os dois primeiros capítulos é uma revisão bibliográfica, pois a mesma possibilita ao pesquisador uma maior inserção e interpretação do tema pesquisado, já no terceiro capítulo utilizaremos a pesquisa empírica com entrevistas e aplicação de questionários ao grupo gestor e aos professores de duas instituições de Educação Infantil (CMEI e pré-escola) do município de Inhumas. Esperamos que este trabalho sensibilize os professores que atuam na Educação Infantil que o brincar é a linguagem essencial das crianças, é um ato não de só de ludicidade, mas de aprendizagem e desenvolvimento.