ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE EXPERIÊCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Estágio Supervisionado,Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência sobre a primeira fase do Estágio Supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado em uma escola pública de ensino fundamental, durante o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Tem como finalidade, analisar a importância das primeiras experiências vividas no estágio para a formação de futuros professores, no tocante à temática alfabetização e letramento. A partir do entendimento do estágio como um momento de fundamental importância na formação do professor e a partir dos pressupostos teóricos de alguns autores de referência na temática a ser discutida, tais como, Pimenta (2012),Franchi (2012), Soares (2003), dentre outros, tem como objetivo apresentar algumas reflexões realizadas com base nos primeiros momentos de inserção e de observação da escola, em seu contexto geral e da prática pedagógica em sala de aula. Como primeiros resultados, ressalta-se que o estágio nessa primeira faze de observação, nos oportunizou vivências com a alfabetização e o letramento no 1º ano do Ensino Fundamental na qual a professora trabalha arduamente para que seus alunos sejam alfabetizados e principalmente letrados.