ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE INHUMAS

Autores

  • Carla Salomé Margarida de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CÂMPUS INHUMAS
  • Yasmim Mendes Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Jhuly Barros de Oliveira Nascimento Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Acompanhamento pedagógico, Crianças, Letramento, Numeramento,

Resumo

O Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas, atende acadêmicos do curso de Pedagogia e Letras e pessoas da comunidade local (crianças, jovens e adultos), por meio de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão com atividades diversificadas de acordo com o público atendido. Este trabalho tem como proposta compartilhar uma experiência desenvolvida com crianças no Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar. O principal objetivo dessa experiência é acompanhar e atender alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, que apresentam dificuldades de aprendizagem. O projeto atende 23 crianças de duas escolas municipais da cidade de Inhumas. Partimos da seguinte inquietação: como contribuir com o desenvolvimento de crianças que apresentam déficit de aprendizagem? Visando o fortalecimento e ampliação das atividades de extensão do laboratório de pedagogia nas várias dimensões do processo pedagógico, propomos desenvolver esse projeto para atender de forma diferenciada, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, matriculados nas escolas públicas do município de Inhumas, alunos, esses, que demonstram dificuldades de aprendizagem referente a leitura, escrita e as atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático. Nesse sentido, objetiva realizar acompanhamentos pedagógicos na perspectiva do letramento e numeramento (FONSECA, 2016), por meio da utilização dinamizada de diferentes práticas de leitura, escrita, interpretação e resolução de situações – problemas, de forma a estimular e motivar as crianças, amenizando suas dificuldades de aprendizagem, de forma a abrir espaços para que ela possa aplicar suas hipóteses e avançar em seu conhecimento, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático.  

Biografia do Autor

  • Carla Salomé Margarida de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CÂMPUS INHUMAS
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (2000). Especialização em Docência Universitária pela Faculdade de Goiás - FAGO (2005). Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás/Faculdade de Direito - UFG/FD (2012) e Especialização em LIBRAS pela Faculdade Delta (2013). É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas; professora efetiva na Rede de Ensino Estadual (SEDUCE) e também trabalha com formação de professores e equipes gestoras; desenvolve oficinas pedagógicas, palestras e implementação de projetos educacionais. Exerceu o cargo de Secretária Municipal da Educação, de janeiro/2009 à julho/ 2015 no Município de Santa Bárbara de Goiás, onde também prestou assessoria com relação aos sistemas e programas do MEC/FNDE, já atuou como professora na educação Infantil, ensino fundamental e médio, professora no programa de aceleração da aprendizagem, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, coordenadora municipal do programa de formação continuada PCN em ação, coordenadora pedagógica, coordenadora de PDE, vice-diretora, presidente de Conselho Escolar, professora de AEE, profissional de apoio à inclusão e dinamizadora de biblioteca. Atuou como docente (contrato temporário) na UEG, UnU de Sanclerlândia, Jussara, Palmeiras de Goiás e no Pólo de Aruanã onde ministrou disciplinas e várias atividades complementares no período de 2006 à 2009.
  • Yasmim Mendes Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas
  • Jhuly Barros de Oliveira Nascimento, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 5º período do curso de Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria das Graças Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BOSSA, Nádia. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.

DOHME, Vania. 32 ideias divertidas que auxiliam o aprendizado para o ensino fundamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FERNANDEZ, Alícia. Os idiomas do Aprendente: Análise de modalidade ensinantes, em famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Letramento e Numeramento: educação matemática e práticas de leitura. MG: UFMG, 2016.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho.Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

KIRK, S. A. Educating exceptional childrem. Boston, Houghton Miffilin. 1962.

Downloads

Publicado

2018-10-01