ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE INHUMAS
Palavras-chave:
Acompanhamento pedagógico, Crianças, Letramento, Numeramento,Resumo
O Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar da Universidade Estadual de Goiás - UEG/Câmpus Inhumas, atende acadêmicos do curso de Pedagogia e Letras e pessoas da comunidade local (crianças, jovens e adultos), por meio de atividades ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão com atividades diversificadas de acordo com o público atendido. Este trabalho tem como proposta compartilhar uma experiência desenvolvida com crianças no Laboratório Pensar, Pedagogia Interdisciplinar. O principal objetivo dessa experiência é acompanhar e atender alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, que apresentam dificuldades de aprendizagem. O projeto atende 23 crianças de duas escolas municipais da cidade de Inhumas. Partimos da seguinte inquietação: como contribuir com o desenvolvimento de crianças que apresentam déficit de aprendizagem? Visando o fortalecimento e ampliação das atividades de extensão do laboratório de pedagogia nas várias dimensões do processo pedagógico, propomos desenvolver esse projeto para atender de forma diferenciada, alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, matriculados nas escolas públicas do município de Inhumas, alunos, esses, que demonstram dificuldades de aprendizagem referente a leitura, escrita e as atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático. Nesse sentido, objetiva realizar acompanhamentos pedagógicos na perspectiva do letramento e numeramento (FONSECA, 2016), por meio da utilização dinamizada de diferentes práticas de leitura, escrita, interpretação e resolução de situações – problemas, de forma a estimular e motivar as crianças, amenizando suas dificuldades de aprendizagem, de forma a abrir espaços para que ela possa aplicar suas hipóteses e avançar em seu conhecimento, contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva da leitura, da escrita e do raciocínio lógico-matemático.
Referências
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