PRÁTICAS EDUCACIONAIS CRIATIVAS E INOVADORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Beatriz Pita Stival Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás
  • João Henrique Suanno

Palavras-chave:

Escolas Criativas, Práticas Educativas, Educação Infantil,

Resumo

Esta pesquisa é um projeto de mestrado que se encontra em andamento e que busca responder a seguinte problemática: o que um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, considerado criativo, apresenta de inovador em suas práticas pedagógicas? Para isso será realizado visitas a alguns CMEI’s em Goiânia, com o objetivo geral de identificar indícios de criatividade, para em seguida, analisar seus projetos quanto às suas práticas educacionais inovadoras e transformadoras. Assim, a metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa a partir da revisão da literatura, tendo como referencial os princípios da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Além disso, será utilizado o Instrumento para valorizar/reconhecer o desenvolvimento criativo de instituições educacionais – VADECRIE (TORRE, 2012), por meio da aplicação do questionário da RIEC (SUANNO, 2013), constituindo assim, a primeira etapa da pesquisa. Para que a escola seja considerada criativa é necessário contemplar no mínimo 60% dos itens mencionados no instrumento VADECRIE (TORRE, 2012). Identificada a escola com indícios de criatividade, faz-se a segunda etapa que integra a observação, as entrevistas com professores, pais e crianças, a análise dos documentos da escola, projeto político pedagógico, fichas de avaliação discente, dentre outros documentos. A teoria que fundamenta esta pesquisa (TORRE e ZWIEREWICZ, 2009; TORRE, 2012; J. SUANNO, 2013; SUANNO, 2013, 2014; SUANNO, TORRE e SUANNO, 2014; JOSGRILBERT, J. SUANNO, JOSGRILBERT e RAMOS, 2016) acredita numa educação criativa, que oportuniza ao sujeito a construção de conhecimentos de forma religada, pelo pensamento complexo, visando práticas inovadoras e ecoformadoras. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir no reconhecimento e registro de experiências pedagógicas transformadoras que potencializem um movimento dinâmico, complexo e interativo da educação, dando visibilidade à Educação Infantil pública.

Biografia do Autor

  • Beatriz Pita Stival, Universidade Estadual de Goiás Universidade Federal de Goiás
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Mestranda do Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Professora substituta na Universidade Federal de Goiás, atua no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Desenvolve pesquisas em Educação, com ênfase em Educação Infantil, Práticas Pedagógicas e Escolas Criativas.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 5 - EDUCAÇÃO INFANTIL