A INCLUSÃO E O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA
Palavras-chave:
Inclusão, Educação Inclusiva, Escola, Práticas Pedagógicas,Resumo
O presente artigo é resultado de estudos iniciais para elaboração do Trabalho de Curso (TC) de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Tem como objetivo abordar a respeito da inclusão de crianças com deficiências na escola de ensino regular sob a problemática: como tem sido o envolvimento da escola, mediante os princípios da inclusão? Inicialmente destacaremos a trajetória dos indivíduos com deficiências ao longo dos anos, englobando desde a exclusão, perpassando pela segregação, integração até a inclusão, foco da atualidade. Posteriormente, visto que todos os seres humanos são sujeitos de direitos, ressaltaremos sobre os aspectos legais e normativos, uma vez que, servem como respaldo para tais indivíduos evidenciando um avanço perante a sociedade. Além disso, contextualizaremos sobre a escola como espaço inclusivo para crianças com deficiências, um ambiente socializador, de aprendizagem para todos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico em Mantoan (2015), Barbosa (2010), Silva (2009), Reis (2006), Marchesi (2004), entre outros. Desse modo, destaca-se que a inclusão é vista como um modelo de ensino voltado para todos os indivíduos independente de suas particularidades e o ambiente educacional diante deste aspecto exerce um papel de suma importância, uma vez que, este amplo espaço e todos os sujeitos envolvidos devem interferir de forma positiva com práticas pedagógicas eficazes a qual auxilie na construção da aprendizagem de todos os educandos e atenda as diferenças tendo um olhar sensível para todos, bem como uma reflexão acerca das práticas pedagógicas para que de fato a escola se constitua como um espaço inclusivo.
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