A INCLUSÃO E O ENVOLVIMENTO DA ESCOLA

Autores

  • Amanda Soares de Sousa Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas
  • Carla Salomé Margarida de Souza Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Inclusiva, Escola, Práticas Pedagógicas,

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos iniciais para elaboração do Trabalho de Curso (TC) de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás/Câmpus Inhumas. Tem como objetivo abordar a respeito da inclusão de crianças com deficiências na escola de ensino regular sob a problemática: como tem sido o envolvimento da escola, mediante os princípios da inclusão? Inicialmente destacaremos a trajetória dos indivíduos com deficiências ao longo dos anos, englobando desde a exclusão, perpassando pela segregação, integração até a inclusão, foco da atualidade. Posteriormente, visto que todos os seres humanos são sujeitos de direitos, ressaltaremos sobre os aspectos legais e normativos, uma vez que, servem como respaldo para tais indivíduos evidenciando um avanço perante a sociedade. Além disso, contextualizaremos sobre a escola como espaço inclusivo para crianças com deficiências, um ambiente socializador, de aprendizagem para todos. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico em Mantoan (2015), Barbosa (2010), Silva (2009), Reis (2006), Marchesi (2004), entre outros. Desse modo, destaca-se que a inclusão é vista como um modelo de ensino voltado para todos os indivíduos independente de suas particularidades e o ambiente educacional diante deste aspecto exerce um papel de suma importância, uma vez que, este amplo espaço e todos os sujeitos envolvidos devem interferir de forma positiva com práticas pedagógicas eficazes a qual auxilie na construção da aprendizagem de todos os educandos e atenda as diferenças tendo um olhar sensível para todos, bem como uma reflexão acerca das práticas pedagógicas para que de fato a escola se constitua como um espaço inclusivo.

Biografia do Autor

  • Amanda Soares de Sousa, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas

    Graduanda no 4º ano do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Inhumas, e-mail: amandasoaressousa.123@gmail.com;

  • Carla Salomé Margarida de Souza, Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Inhumas
    Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPG-IELT/UEG), especialista em Docência Universitária pela FAGO/GO (2005), especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania pela Faculdade de Direito, PDH da UFG/GO (2012) e especialista em LIBRAS pela Faculdade Delta (2013). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, e-mail: c.salome@gmail.com;

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL