EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Formação de Professores. Estágio Supervisionado.Resumo
Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência sobre a primeira fase do Estágio Supervisionado em docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado em uma escola pública de ensino fundamental, durante o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Tem como finalidade, analisar a importância das primeiras experiências vividas no estágio para a formação de futuros professores, no tocante à temática “Educação Inclusiva e a Formação de Professores”. A partir do entendimento do estágio como um momento de fundamental importância na formação do professor e a partir dos pressupostos teóricos de alguns autores de referência na temática a ser discutida, tais como, Pimenta (2012), Mantoan (2011), Machado (2011), Reis (2006), dentre outros, tem como objetivo apresentar algumas reflexões realizadas com base nos primeiros momentos de inserção e de observação da escola, em seu contexto geral e da prática pedagógica em sala de aula. Como primeiros resultados, ressalta-se que o estágio nessa primeira fase de observação, oportunizou vivenciar as tensões e desafios na formação de professores, na perspectiva da educação inclusiva, pois o trabalho nessa perspectiva é, de fato, um grande desafio ainda na sociedade atual. Desse modo, abordaremos as principais orientações que norteiam a formação docente para a prática inclusiva nas escolas de ensino regular. O professor que ensina, com base nos princípios da educação inclusiva, exerce um trabalho colaborativo com os demais, pois, visa acima de tudo, a inserção e permanência de todos os alunos, trabalhando de forma que os mesmos possam se interagirem e aprimorarem suas habilidades independente de qualquer motivo.
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