O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA UEG CÂMPUS INHUMAS
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação e Comunicação. Letramento Digital. Prática Pedagógica.Resumo
O presente trabalho tem como tema “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Prática Pedagógica dos Professores”, e está vinculado ao projeto de pesquisa O letramento digital na formação inicial do professor numa perspectiva inclusiva: Um estudo de caso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, em andamento. Tem como objetivo compreender como o professor formador utiliza e incentiva o uso das TIC nas práticas em sala de aula, na perspectiva do letramento digital e da inclusão digital. Letramento digital, de acordo com Freitas (2010), diz respeito ao conjunto de competências para a compreensão e utilização de informações mais críticas e estratégicas, adquiridas em várias fontes da internet, como por exemplo, sites e blogs eletrônicos, redes sociais, etc. Portanto, é uma prática de leitura e de escrita diferente das realizadas, tradicionalmente, no papel. Do ponto de vista da inclusão digital, o professor pode utilizar as TIC de maneira a democratizar o acesso, ampliando o conhecimento e adquirindo novas informações. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa da pesquisa, foi feito um estudo bibliográfico de autores que tratam o tema como Brizola e Alonso (2017), Freitas (2010), Xavier (2005), Romualdo e Santos (2011), entre outros, e a análise do currículo do curso de Pedagogia. Na segunda etapa, foi desenvolvida uma pesquisa empírica, por meio de entrevistas e observações com a finalidade de analisar a realidade vivenciada pelos professores em sua prática pedagógica quanto ao uso das TIC na mesma. O campo empírico utilizado para essa pesquisa foi a UEG/Câmpus Inhumas. Os resultados obtidos até o momento da pesquisa, evidenciam que a maioria dos docentes não possuem conhecimentos aprofundados acerca do uso pedagógico das TIC, o que compromete a formação do professor quanto ao letramento digital e, consequentemente, sua inclusão digital, e que não são todos que fazem uso das TIC em sua prática pedagógica. Estes resultados nos proporcionaram diferentes visões sobre o uso da tecnologia, sabendo que a mesma, deve ser utilizada como instrumento educativo e social.Referências
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