ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA.
Palavras-chave:
Ensino. Língua Portuguesa. Discurso. BNCC. Livro Didático.Resumo
O objetivo geral desse artigo é discutir a organização das práticas de ensino da Língua Portuguesa (LP/EM) no Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás - Campus Senador Canedo (IFG/SC) partindo da fragmentação da disciplina pelo livro didático (LD) e comparando com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizada no primeiro semestre de 2018, no IFG/SC, esta pesquisa é uma Análise Documental realizada sob a luz da Análise do Discurso de Linha Francesa. Bakhtin (1999, 2011), Pêcheux (2006) e Foucault (2003, 2008) entre outros, fornecem subsídio teórico considerando as condições de produção dos textos e as funções enunciativas envolvidas no processo de interlocução entre as vozes oficiais do governo e ambiente escolar. Sob a percepção de que texto é a materialização do discurso, independentemente de sua forma, expressão da linguagem ou extensão, os textos LD, adotado pelo IFG/SC, da coleção Português: Contexto, interlocução e sentido (M. L. M. ABAURRE, M. B. M. ABAURRE, M. PONTANARA, 2016) e a BNCC (2018) são adotados como documentos constituintes do corpus a ser analisado. O LD revelou-se como objeto discursivo sócio historicamente constituído atravessado por discursos diversos, material de apoio, fonte de pesquisa e dispositivo de controle a serviço do poder do estado sobre as práticas escolares. A BNCC é o texto/ensinado que atualiza o discurso oficial definindo as aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes e descrevendo a LP/EM em sete competências específicas e diversas habilidades. No entanto, o documento propõe-se apenas a orientar a (re)definição de currículos e propostas pedagógicas, o currículo deve ser construído por cada rede de ensino e/ou escola, ficando facultado à escola a sequência e seriação dos conteúdos necessários para realizar a proposta de adotar e desenvolver práticas de leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística e semiótica.
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