ORGANIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA.

Autores

  • Aline Rezende Belo Alves Instituto Federal de Goiás - Câmpus Senador Canedo
  • Jane Faquinelli Instituto Federal de Goiás

Palavras-chave:

Ensino. Língua Portuguesa. Discurso. BNCC. Livro Didático.

Resumo

O objetivo geral desse artigo é discutir a organização das práticas de ensino da Língua Portuguesa (LP/EM) no Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás - Campus Senador Canedo (IFG/SC) partindo da fragmentação da disciplina pelo livro didático (LD) e comparando com as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizada no primeiro semestre de 2018, no IFG/SC, esta pesquisa é uma Análise Documental realizada sob a luz da Análise do Discurso de Linha Francesa. Bakhtin (1999, 2011), Pêcheux (2006) e Foucault (2003, 2008) entre outros, fornecem subsídio teórico considerando as condições de produção dos textos e as funções enunciativas envolvidas no processo de interlocução entre as vozes oficiais do governo e ambiente escolar. Sob a percepção de que texto é a materialização do discurso, independentemente de sua forma, expressão da linguagem ou extensão, os textos LD, adotado pelo IFG/SC, da coleção Português: Contexto, interlocução e sentido (M. L. M. ABAURRE, M. B. M. ABAURRE, M. PONTANARA, 2016) e a BNCC (2018) são adotados como documentos constituintes do corpus a ser analisado.  O LD revelou-se como objeto discursivo sócio historicamente constituído atravessado por discursos diversos, material de apoio, fonte de pesquisa e dispositivo de controle a serviço do poder do estado sobre as práticas escolares. A BNCC é o texto/ensinado que atualiza o discurso oficial definindo as aprendizagens essenciais a serem garantidas aos estudantes e descrevendo a LP/EM em sete competências específicas e diversas habilidades. No entanto, o documento propõe-se apenas a orientar a (re)definição de currículos e propostas pedagógicas, o currículo deve ser construído por cada rede de ensino e/ou escola, ficando facultado à escola a sequência e seriação dos conteúdos necessários para realizar a proposta de adotar e desenvolver práticas de leitura, escuta, produção de textos (orais, escritos, multissemióticos) e análise linguística e semiótica.

Biografia do Autor

  • Aline Rezende Belo Alves, Instituto Federal de Goiás - Câmpus Senador Canedo
    Doutora em Lingúistica pela Universidade Federal de Goiás, Aline Rezende Belo Alves  é professoara efetiva com dedicação exclusiva no Insituto Federal de Goiás - câmpus Sendor Canedo. Atua tanto como professora pesquisadora em Língua Portuguesa quanto em Língua Inglesa.
  • Jane Faquinelli, Instituto Federal de Goiás
    Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Possui graduação em LETRAS Português/Espanhol pela Universidade de Uberaba (2009). Atua como professora de Português e Espanhol no Instituto Federal de Goiás - Campus Senador Canedo- Go. Ministra aulas e projetos voltados ao ensino de língua materna e língua estrangeira (espanhol). Trabalha com literatura, leitura e produção escrita tanto em língua materna quanto em língua espanhola

Referências

ABAURRE, M. L. M., ABAURRE, M. B. M, PONTANARA, M. Português: Contexto, Interlocução e Sentido. São Paulo: Moderna, 2008.

ALVES, A.R.B. Multimodalidade no livro didático sob as perspectivas da análise do discurso e da retórica contemporânea. 2016. 197 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5803

ANPED. Nota da ANPED sobre a entrega da terceira versão da BNCC ao CNE. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Documents/bncc/nota_da_anped_sobre_a_entrega_da_terceira_versao_da_base_nacional_comum_curricular_abril_2017.pdf. Acesso em: 02 de jul. 2018.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 9. ed. São

Paulo: Hucitec, 1999.

BRASIL. Resolução/CD/ FNFE nº42, de 28 de agosto de 2012a. Dispõe sove o Programa

Nacional do Livro Didático (PNLD) para a educação básica. Disponível em:

<http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/3758>. [acesso: 10 set. 2014]

BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 4, DE 13 de julho de 2010. Disponível em: < file:///C:/Users/Usuario/Documents/bncc/resol_federal_04_14%20DCN.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2018.

CÁSSIO, F. L. Participação e participacionismo na construção da Base Nacional Curricular Comum. Nexo, 02 dez. 2017. Disponível em: . Acesso em 31 maio 2018.

ECO, H. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. Trad. de

Attílio Cancian. São Paulo: Perspectiva, 2008.

MOVIMENTO PELA BASE COMUM. Linha do tempo. Disponível em: <http://movimentopelabase.org.br/linha-do-tempo/>. Acesso em 18 abr. 2018.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. de Eni P. Orlandi. 4. ed.

Campinas: Pontes, 2006.

SOARES, M. O livro didático como fonte para a história da leitura e da formação do professor leitor. In: MARINHO, Marildes (Org.). Ler e navegar: espaços e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 2001, p. 31- 76.

SPINELLI JR., R.; CÁSSIO, F. L. A BNCC segundo a consulta pública e a consulta pública na BNCC. In: XI Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. – 10 ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA