A Construção da identidade Docente do Pedagogo

Autores

  • Elielma Macedo Bastos Universidade Estadual de Goiás
  • Cláudia do Carmo Rosa

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como um estudo ainda em desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do 7º Período de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas. Tem como finalidade, analisar o processo de construção da identidade docente do pedagogo para a constituição de práticas significativas, levando em consideração as suas experiências de vida pessoal e profissional, no tocante à temática “Identidade Docente”. Para isso, tem-se o intuito apresentar os diferentes conceitos de identidade que permeia o trabalho docente do pedagogo como um momento fundamental para o processo de formação a partir dos pressupostos teóricos de autores de referência na temática a ser discutida, tais como: Oliveira (2016), Galindo (2004), Silva (2009), Farias (2011), Bauman (2005), Pimenta (2005/2006), dentre outros. Por meio dessa pesquisa, busca-se compreender que a identidade docente é um processo, e que, este se constituirá por meio da interação entre a pessoa e o mundo a sua volta, onde norteará a trajetória profissional por meio do que mais se identifica e que faz parte do que mais acredita. A trajetória deste sujeito/pedagogo será norteada por meio deste processo de construção identitária e sobre os elementos que a constitui. Assim, este texto busca mostrar as vertentes que norteiam o trabalho docente, e é importante reconhecer que a identidade é uma construção do sujeito, então o mesmo está sempre em mudança, e mudanças são importantes para o trabalho na profissão do pedagogo. Em relação à construção da identidade, o que se evidencia são os fatores que o caracteriza, pois, a vida pessoal e profissional docente são indissociáveis um ao outro, uma vez que, concebe a identidade como um processo histórico-social, nessa perspectiva a interação entre formação e atuação docente com as experiências de vida.

Referências

BAUMAN, Zygmunt, 1925-. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman; tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CHARMON, Edna Maria Querido de Oliveira; SALES, Adriane de Castro Menezes. Escolha da Carreira e Processo de Construção da Identidade Profissional Docente. Educação em Revista. Belo Horizonte. v. 27. n. 03. p. 183-210. Dez. 2011.

FARIAS, Maria Isabel Sabino de. Identidade e fazer docente: aprendendo a ser e estar na profissão. In: FARIAS, Maria Sabino de (et. al.). Didática e Docência. Aprendendo a profissão. Brasília: Liber Livro, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GALINDO, Wedna Cristina Marinho. A construção da Identidade Profissional Docente. Psicologia Ciência e Profissão, 2004, 24 (2), 14-23.

MARCELO, Carlos. A Identidade Docente: Constantes e Desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009. Disponível em http:///formacaodocente.autenticaeditora.com.br.

OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. Formadores de Profissionais em Geografia e Identidade(s) docente(s). Tese (Doutorado)- Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), Programa de Pós-Graduação em geografia. Goiânia, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência: diferentes concepções. Revista Poíesis – Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. (org.). Stuart Hall, Kathryn Woodward. 9. Ed. – Petrópolis, RJ: Vo

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO