VAMOS DANÇAR ESTA CIRANDA PARA ALEGRAR O CORAÇÃO?
Palavras-chave:
Educação, Pedagogia, Educação Infantil, Estágio Supervisionado.Resumo
Este trabalho é um relato de experiência de um Projeto de Intervenção intitulado de Cirandas de Alegrias, elaborado e desenvolvido no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil I e II, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Este teve como objetivo geral ampliar o universo de percepção e experimentação das crianças por meio das Cirandas de roda, brincadeiras antigas e interações entre as crianças-crianças e crianças-adultos; objetivou também proporcionar autonomia e o resgate da cultura brasileira por meio da arte/educação em suas diversas linguagens. O projeto foi desenvolvido com crianças de um agrupamento da pré-escola I, em um CMEI municipal, na cidade de Inhumas. Este projeto é fruto de observações, estudos e análise crítica sobre o papel das brincadeiras no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Para dar suporte teórico a este Relato nos apoiamos em Borba (2009), Moura (2009), Mosca (2009), Sleiman (2016), dentre outros. A escolha do tema do Projeto de Intervenção se deu em virtude de duas experiências: a oportunidade de vivenciarmos uma oficina denominada de Ciranda de quintais, oferecida na Escola Casa Verde que retratava as brincadeiras de quintais e as cirandas e a outra foi atender os interesses e necessidades das crianças do agrupamento no qual ficamos responsável no estágio. A motivação principal da Oficina e do Projeto foi conscientizar que as crianças têm o direito de terem e viverem a infância em sua plenitude por meio de brincadeiras partilhadas nas interações. Esperamos que este Relato sensibilize educadores e pais sobre a importância do resgate da cultura, das brincadeiras dos quintais vividas no passado; este resgate é uma forma de proporcionar um encontro de almas, de significados, de conhecimentos, de mãos, de amor, de respeito para com as crianças e adultos, uma vez que ambos aprendemos simultaneamente ao longo deste período.
Referências
ANGELO, Adilson de. O espaço-tempo da fala na educação: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: ROCHA, Eloisa A.C; KRAMER, Sonia. Educação Infantil- enfoques e diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2013.
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiencia de cultura. In: CORSINO, Patricia (org.). Educação Infantil – cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores e Associados, 2009.
FARIA, Vitória Líbia Barreto; DIAS, Fátima Regina Teixeira de Salles. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da proposta pedagógica. São Paulo: Scipione, 2007.
LEAL, Telma Ferraz; SILVA, Alexsandro. Brincando as crianças aprender a falar e a pensar sobre a língua. In: Ler e escrever na Educação Infantil: Discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LIMA, Maria do Socorro Lucena. Reflexões sobre o estágio/prática de ensino na formação de professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.8, n.23, p.195-205, jan/abr. 2008.
LOPES, Amanda Cristina Teagno. Sobre registro. In: ____. Educação Infantil e registro de práticas. São Paulo: Cortez, 2009.
MOSCA, Maristela de Oliveira. Como se forma brincadeira de roda: A ciranda da ludopoiese para uma educação musical humanescente. Rio grande do SUL: UFRN, 2009. Disponível em: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/14388.
MOURA, Maria Tereza Jaguaribe. A brincadeira como encontro de todas as artes. In: CORSINO, Patricia (org.). Educação Infantil – cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores e Associados, 2009.
OLIVEIRA, Zilma de Oliveira, MARANHÃO, Damaris, ABBUD, Ieda. Um campo de disputa. In: O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta,2012.
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006.
SANTOS, Lindalva Pessoni; et al. Mostra de Curtas da Educação infantil: Uma forma de registrar e ressignificar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado. EDUCERE: 2015. p. 32888 a 32898.
SLEIMAN, Elaine Almeida. No cesto do mestre tem: livro do educador. São Paulo: Ed. do Autor, 2016.