O PAPEL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Lilian Cristina dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Salomé Margarida de Souza
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Resumo

Diante da constante necessidade de atualização dos espaços educativos, a fim de acolher a diversidade de forma verdadeiramente inclusiva, o presente artigo objetiva analisar o papel da Tecnologia Assistiva nesse processo, bem como suas contribuições para a formação docente. A partir do pressuposto de que nos dias atuais a tecnologia vem ocupando lugar de destaque, tanto nas relações pessoais quanto profissionais, promovendo maior autonomia e agilidade em diversos seguimentos, excluir alguém desse processo, seria como negar a esse indivíduo oportunidades de interação e socialização. Nesse sentido, a Tecnologia Assistiva surge como a porta de entrada para que o indivíduo com deficiência disponha de recursos tecnológicos adaptados às suas necessidades específicas, os quais lhe ofereçam as condições necessárias para o desenvolvimento de suas habilidades. Nesse contexto, a inserção da Tecnologia Assistiva como apoio à prática docente apresenta-se como uma alternativa viável, permitindo que o educador caminhe para além da simples contemplação das diferenças, propondo-se de fato vivenciá-las, enxergando cada indivíduo na sua totalidade e valorizando suas formas próprias de aprender e ensinar, respeitando e considerando o potencial de cada estudante em suas diferentes características, estilos e ritmos de aprendizagem. A fim de embasar e contextualizar as reflexões deste estudo de caráter bibliográfico e exploratório, entre outros, serão citados os seguintes autores: Galvão Filho (2001), Reis (2013), Mantoan (2003) e Bersch & Tonolli (2006).

Biografia do Autor

  • Lilian Cristina dos Santos, Universidade Estadual de Goiás
    Graduada em Psicologia. Mestranda pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPGIELT/UEG.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL