INTER E TRANSDICIPLINARIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE PESQUISAS

Autores

  • Hilda Freitas Silva Universidade Federal de Goiás Cursa Mestrado em Antropologia Social.
  • Nélia Cristina Pinheiro Finotti Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Inter, Transdiciplinaridade, Diálogo.

Resumo

Resumo Este trabalho tem como objetivo pensar a inter e a transdisciplinaridade na educação. Entretanto para instrumentalizar essa reflexão, pensamos através do conceito lato de cultura, onde o sujeito criativo se faz, como também ressignifica os sentidos dos lugares (Roy Wagner, 2010). A metodologia utilizada perpassa a bibliografia e etnografia, assim como as demais referências teóricas de duas pesquisas de mestrados em curso (autoras desse artigo). Entendemos etnografia através de teorias de Malinowski e Clifford Geertz, pois ele demonstram que o pesquisador deve reconhecer as especificidades dos campos investigados, para entender os seus valores fora de um padrão linear ideal. Assim, além de uma escrita densa como diz Geertz, a etnografia perpassa também pela desconstrução de si e posterior entendimento de alteridade. Vê-se a busca acadêmica de entendimento de sentidos através desse processo. Isso se justifica pois pensando a experiência de pós graduação, vemos que a inter e transdiciplinaridade é algo que suscita ampliação para a devida reflexão de ambientes formais e informais de formação humana dentro de seus próprios repertórios culturais, ou seja, sem uma hierarquia. Assim, fica-se perceptível a tentativa constante de dialogarmos com nossos interlocutores e pensarmos a formação humana. A pergunta problema pauta-se em: como entender a dinamicidade da vida para o estudo de inter e transdiciplinaridade? Fica-se notório a importância da dialética para entendermos esse processo de construção na educação.Utilizamos especificamente teorias de Yi-Fu-Tuan (1983) pois esse autor clássico (e de teorias atuais) demonstra que é através da experiência que esse processo ocorre. Portanto com esses dois autores, centramos nosso trabalho afim de esmiuçar etnograficamente os campos estudados e apontarmos os processos inter e transdisciplinar que encontramos neles. Com essas nuances, construiremos dialeticamente reflexões que transitam em História, Educação e Antropologia.

Biografia do Autor

  • Hilda Freitas Silva, Universidade Federal de Goiás Cursa Mestrado em Antropologia Social.
    Formada em História. Tem algumas especializações. Faz mestrado em Antropologia Social na universidade Federal de Goiás.
  • Nélia Cristina Pinheiro Finotti, Universidade Estadual de Goiás
    Mestranda no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado. Universidade Estadual de Goiás(UEG). Docente na Universidade Estadual de Goiás(UEG).

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO