EDUCAÇÃO, TRANSDISCIPLINARIDADE E DIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A TEMÁTICA DO BULLYING

Autores

  • Lucimara Cristina Borges da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação. Transdisciplinaridade. Diversidade. Bullying.

Resumo

Resumo

Esse texto descreve e dialoga sobre uma experiência pedagógica desenvolvida em uma escola pública da Rede Municipal de Educação de Anápolis-GO sobre a temática do bullying na perspectiva da transdisciplinaridade, objetivando a valorização da diversidade e acolhimento das diferenças.  É compartilhada uma intervenção pedagógica desenvolvida por uma pedagoga que debateu o tema com a sua turma de terceiro ano do ensino fundamental. Nela, a professora desenvolveu as seguintes ações: uma roda de conversa com os educandos, levando-os a pensar sobre: o que é o bullying? Como identificar? Como se defender? Quais consequências?; uso de uma caixa da verdade, na qual os educandos colocaram situações anônimas que os deixavam tristes para dar continuidade na discussão; visualização de um vídeo sobre o relato de crianças que já sofreram bullying com o intuito de sensibilizar os aprendizes sobre a importância das relações interpessoais na jornada da vida; leitura e debate de uma reportagem sobre o aumento de casos de bullying nas escolas brasileiras e produção em conjunto de um cartaz, dentre outras atividades, sobre o tema discutido. No que tange à fundamentação teórica, as leituras de Batalloso (2014), Moraes (2014), Moraes e Torre (2004), Alves (2015) foram fundamentais para estabelecer os diálogos entre a educação escolar sob o olhar da transdisciplinaridade e a diversidade. Em suma, entende-se que a experiência aqui relatada contribuiu para a reforma do pensamento humano dos educandos, bem como para estimular os mesmos a pensarem sobre as suas ações. Desse modo, tratar do bullying na educação escolar permite ensinar a compreensão humana (MORIN, 2000), contemplando uma educação escolar na e para a diversidade.

 

 

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO