AS IMPLICAÇÕES DA RECONFIGURAÇÃO DOS SABERES/ FAZERES DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior. Reconfiguração. Estágio supervisionado. Formação profissional.

Resumo

O ensino superior é um espaço de aprendizagem e produção de ciência. Entretanto, por também ser um campo social está sujeito a relações de interesses e disputas de poder, ou seja, cada vez mais submetido a responder as necessidades do mundo do trabalho com todas as amarras que perpassam este contexto. Para reverter este quadro de opressão cada vez mais determinado pela conjuntura econômica e política é preciso promover uma ruptura que permita reconfigurar os conhecimentos para além da proposta da modernidade e readequar os programas de formação.  Nesta perspectiva, entra também a reconfiguração do estágio supervisionado, que precisa definitivamente assumir o papel de tempo/espaço de aproximação do campo profissional por meio de uma relação indissociável entre teoria e prática. O estágio, como um dos componentes curriculares que contribui de forma decisiva na construção da identidade profissional precisa estruturar-se por meio de ações reflexivas, críticas e propositivas como meio de fortalecer a formação de um profissional de que tenha como princípios a busca pela autonomia, trabalho articulado, cooperativo e sustentado por compromisso político, social e ético.  Espera-se que com este novo formato, a formação não ocorra de modo descontínua e fragmentada, mas integrada, num processo que reconstrói continuadamente os saberes-fazeres de cada campo profissional. Esse artigo, portanto, objetiva através de revisão bibliográfica e análise documental de um Relatório de Estágio, discutir as possíveis implicações na formação do bacharel em Engenharia Ambiental mediante a reconfiguração dos saberes/fazeres da docência do superior e do Estágio Supervisionado. Para fundamentar e aprofundar este trabalho buscamos apoio em autores como Buriolla (2001), Kuenzer (2001), Cunha (1997, 2001), Pimenta (1997, 2005/2006), entre outros.

Biografia do Autor

  • Juliany Fernandes Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Engenharia Ambiental

    Docência Universitária

    Área : Educação

  • Lindalva Pessoni Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre em Educação UFG (2011), Especialista em Formação sócio- econômica do Brasil pela UNIVERSO ( 2002) Especialista em Planejamento Educacional pela UNIVERSO (1993), Especialista em Matemática e Linguagem para as séries iniciais do Ensino Fundamental pela UFG ( 1997), , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989,). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, formação docente, práticas pedagógicas, avaliação, educação infantil, gestão escolar, educação interdisciplinar e transdisciplinar.

Referências

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Publicado

2018-10-01