A CULTURA DAS MÍDIAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Pedro Henrique Soares Cardoso
  • Samuel Neves de Melo Silva

Palavras-chave:

ultura Midiática. Ciência Forense. Reações Químicas. Cotidiano

Resumo

Esta pesquisa sobre as influências das culturas midiáticas no ensino foi desenvolvida no programa de graduação de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás(IFG) /Câmpus Inhumas. Cabe ao mestre e ao formador do currículo escolar a percepção de qual cultura a sua comunidade está inserida, e de como essa cultura pode influenciar e despertar o interesse dos educandos, trazendo temas e aulas da vivência dos alunos. Neste projeto trabalhamos com a cultura dos seriados de investigação criminal e como elas podem influenciar no ensino de química. Sabemos que as culturas das mídias, dos seriados, das telenovelas e de filmes influenciam muito no modo de pensar dos seres humanos, e que a criação de séries de investigação criminal trouxe aos jovens para área de criminalística. Através desse pensamento escolhemos este tema com o intuito de reavivar o interesse dos alunos e em parceria trabalharmos os conceitos de reações químicas que estão presentes nos seriados de investigação criminal. Apresentamos e debatemos os conceitos iniciais de ciências forenses de química forense, posteriormente, trabalhamos o conteúdo proposto de reações químicas. No decorrer da aula, vimos que a maioria dos alunos estavam concentrados e poucos se mostraram dispersos, evidenciando que a maioria estava atenta na aplicação e interessado no conteúdo ministrado. As culturas das mídias constitui como um instrumento para a melhoria da aprendizagem dos discentes. É necessário também que se tenha atividades interligadas que assim possibilitariam aos alunos desenvolverem a aprendizagem.Assim as culturas das mídias devem passar a ser mais um instrumento utilizado pelos docentes, em seu cotidiano, na busca pela construção do conhecimento científico dos discentes.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 4 - MÍDIAS, ARTE E EDUCAÇÃO