EVIDENCE: SISTEMATIZANDO A HISTÓRIA DE ITAUÇU
Palavras-chave:
Pesquisa, História, Memórias, Literatura, Romance HistóricoResumo
Na obra, Introdução ao Romance Histórico, Bastos (2007) aponta alguns componentes definidores da historicidade de um romance, dentre eles, a importância do material utilizado ser documental e de extração histórica. Grangeiro (2016) explica em seu artigo O ensino da literatura e da história: uma religação dos saberes que, tanto o ficcionista, quanto o historiador, podem recorrer aos mesmos procedimentos de conexão na tessitura de uma intriga, tais como, o calendário, a sequência de gerações, os arquivos, documentos e rastros. O sociólogo Halbwachs (2016) em sua obra A Memória Coletiva elucida que se recorre a testemunhos para reforçar, enfraquecer ou completar algo que já se sabe sobre determinado evento. Dentro dessas perspectivas teóricas, este artigo tem como objetivodiscutir os resultados do plano de trabalho “A reconstrução da história de Itauçu, por meio de um romance histórico”, vinculado ao projeto de pesquisa “História, Cultura e Literatura em Goiás: uma religação de saberes”. Através dessa pesquisa, a história de Itauçu/Go foi recontada parcialmente, por intermédio do romance Quando o Céu Cai,do acadêmico-pesquisador,Fábio Júlio de Paula Borges. Desse modo, pretende-se demonstrar o resultado final dessa pesquisa, levando-se em consideração aspectos sociopolíticos, religiosos, econômicos e culturais do eixo 1950-2000. No processo de reconstituição, foi utilizado um corpus bibliográfico, histórico, sobre a cidade, consubstanciado em (COELHO, 2001), (JOSÉ, 2009), (SOUSA, 2015) e (BORGES, 2005). Além disso, para a investigação, recorreu-se às memórias de moradores de Itauçu, inclusive, às do historiador Chafi José, que é considerado na cidade como um dos maiores guardiões da memória itauçuense. O material pesquisado tem contribuído para o resgate, preservação, sistematização e divulgação da memória histórica, e cultural da cidade.
Referências
BASTOS, Alcmeno. Introdução ao romance histórico. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. Itauçu: sonhos, utopias e frustrações no movimento camponês, Goiânia, 2005.
COELHO, José Braga. De Cantigueiro Grande à Itauçu: a formação de um espaço urbano. Goiás, 2001.
GRANGEIRO, Alessandra. O ensino da literatura e da história: uma religação dos saberes. Paris, 2016.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
JOSÉ, Chafi. Nada é mais como antes – Memórias. Goiânia: Kelps, 2017, 132.p.
JOSÉ, Raíssa Santos. Itauçu: Memória Fotográfica de uma Cidade do Sertão Goiano. Goiás, 2009.
SOUSA, Thays Thaynara de. A festa de Nossa Senhora D’ Abadia e São Benedito em Itauçu-GO: Memória, Saberes e Tradição. Goiás, 2015.