DIVERSIDADE HUMANA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: NO CAMINHO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Zilma Aparecida dos Santos Marciano ueg inhumas
  • Maria Lina de Paula Neta

Palavras-chave:

Diversidade, Educação Inclusiva, Direitos Humanos.

Resumo

Ao Investigar acerca da diversidade humana e da educação inclusiva, cruzamos um caminho que conduz aos direitos humanos, o qual perpassa pelo papel social do educador e pela influência que suas ações promovem no ser. Este estudo tem como questão problematizadora, a verificação de como a educação, direito de todos, lida com as diferenças existentes, observando em que medida a escola serve como espaço de atuação e permanência dos indivíduos que necessitam de oportunidades de inclusão.  Embasamo-nos na percepção, de acordo com Reis e Santos (2016), de que os conflitos gerados pela diversidade devem ser reconhecidos como possibilidades de descobertas de novos horizontes a se seguir. Nos tempos atuais essa questão assumiu grande importância, como percebemos nos posicionamentos de Candau (2008), principalmente por transformar-se num direito dos diferentes, não de serem iguais, mas de terem suas diferenças afirmadas. No espaço escolar estas situações, tanto da diversidade, quanto do direito a essa diversidade, se manifestam de maneira expressiva, por isso esse é o espaço propício para observações. O estudo em questão trata-se de uma pesquisa bibliográfica, observando análises e posicionamentos registrados em livros e publicações eletrônicas de artigos, legislações e informes dispostos nos sites de órgãos governamentais, sendo a primeira parte de uma observação maior, em que verificaremos as situações discutidas aqui, no campo escolar. Pretendemos reafirmar o papel dos educadores como interlocutores principais da defesa e da propagação dos direitos humanos no âmbito da diversidade, fazendo da educação inclusiva um mecanismo de respeito à dignidade humana. Nossa reflexão visa promover transformações nas relações inclusivas, despertando novas perspectivas na educação para a diversidade. Pretendemos provocar, no âmbito educacional, a alteridade.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL