DIDÁTICA INSTRUMENTAL, DIDÁTICA FUNDAMENTAL E DIDÁTICA OMNILATERAL: compreensão necessária para um currículo emancipador

Autores

  • Andréa Kochhann UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Helen Ribeiro Universidade Estadual de Goiás
  • Samuel Gonzaga Faculdade de Itapuranga

Palavras-chave:

Didática Instrumental. Didática fundamental. Didática omnilateral.

Resumo

Resumo

Esta tessitura tem por objetivo discutir as didáticas instrumental, fundamental e omnilateral que em compreensão promoverá para além de aprendizagens técnica, humana e política, também poderá combater os saberes e fazeres hegemônicos. Este tema ilumina as ideias sobre a didática e suas interfaces com o mundo das práticas das aprendizagens. Por isso, iremos fazer uma breve retomada sobre o histórico da didática, apresentando a didática tradicional ou instrumental, bem como a didática fundamental com a discussão da multidmensionalidade e por fim apresentar a didática omnilateral como possibilidade de práticas de ensino contra-hegemônicas. A problemática de didática e práticas de ensino, presentes no currículo, perpassa tanto a formação quanto o trabalho docente, um podendo ser reflexo do outro. Destarte, é preciso discutir sobre a temática. Segue o paradigma qualitativo de pesquisa, pautado pelos pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental segundo Mynaio (2002) e permeia os conceitos de reflexão crítica da didática em Candau (1996, 2012, 2013), Gramsci (1995, 2004), Saviani (1996, 2011) e outros. Os dados foram levantados e apurados durante os encontros mensais do GEFOPI – Grupo em Formação de Professores e Interdisciplinaridade da UEG - Universidade Estadual de Goiás. Os resultados indicam a importância da didática no processo reflexivo dos professores em formação, em sala de aula, nos cursos comunitários, nos currículos formativos, entre outros, que criam possibilidades de aberturas de novos olhares não hegemonizados pela cultura escolar capitalista neoliberal que impede o desenvolvimento da equidade entre o educar e o trabalho. Tomamos como princípio de discussão os conceitos de didática instrumental e fundamental e, apresentamos o conceito de didática omnilateral, como vir a ser de uma didática para a emancipação.

Biografia do Autor

  • Helen Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do Curso de pedagogia da UEG câmpus Luziânia.
  • Samuel Gonzaga, Faculdade de Itapuranga
    Pedagogo pela FAI e especializando pela FAFIRE.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 15 - CULTURA ESCOLAR, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E CURRÍCULO