OS CICLOS DE CARREIRA DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM LUZIÂNIA, GOIÁS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DO OBJETO
Palavras-chave:
Ciclos de carreira. Trabalho docente. Ensino fundamental.Resumo
Este artigo é reflexo das primeiras leituras e discussões do projeto de pesquisa “Os ciclos de carreira docente: reflexões sobre a profissão docente em Luziânia, Goiás”, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás, e vinculado ao Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI e também ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional - GEGC. A pesquisa teve início em fevereiro de 2018 e partiu do questionamento sobre a vida profissional dos professores da educação infantil e ensino fundamental de Luziânia, Goiás, no que tange ao tempo de carreira e as condições de trabalho. Assim, temos como objetivo geral investigar como se apresentam os ciclos de carreira do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de Luziânia, considerando o tempo e as condições de trabalho, a partir do aporte teórico de Huberman (2000); Chakur (2000; 2005); Contreras (2002); Cruz (2017); dentre outros. A investigação se aproxima do Materialismo Histórico-dialético ao considerar a totalidade, as contradições e a mediação, e se caracteriza como qualitativa, bibliográfica, documental, estado da arte, e estudo de caso, cujos sujeitos serão professores efetivos da rede pública municipal de educação de Luziânia, selecionados a partir de categorias que serão levantadas na investigação documental sobre a carreira docente no município. Está sendo realizada a pesquisa bibliográfica e os resultados iniciais nos apontam que há necessidades e expectativas diferentes para cada professor em momentos distintos de sua carreira e que a formação continuada contribui para a constituição da profissionalidade docente, permitindo ao professor a conscientização de seu ser histórico, constituído de experiências formativas ao longo de sua vida social e profissional. Destarte, o objetivo deste artigo é socializar os estudos iniciais para possibilitar as discussões da carreira docente nos anos iniciais do ensino fundamental.
Palavras-chave: Ciclos de carreira. Trabalho docente. Ensino fundamental. GEFOPI. GEGC.
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