OS FATORES QUE LEVAM OS PROFISSIONAIS A INGRESSAREM EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.

Autores

  • Ludimylla de Barros Oliveira Ramos
  • Alcides Hermes Thereza-Júnior

Palavras-chave:

Fatores. Pós-Graduação. Docência Universitária.

Resumo

A questão que permeia este trabalho é sobre os fatores que levam os profissionais a ingressarem em um curso de pós-graduação. As mudanças na sociedade contemporânea, cada vez mais exigentes, fizeram com que o mercado de trabalho buscasse profissionais qualificados. Essas mudanças e exigências chegaram também na educação (LOURENÇO et. al., 2016). Ao término da graduação, profissionais bacharéis e licenciados se depararam com a necessidade de continuarem seus estudos na busca de sua inserção no campo profissional. Isso fez com que a busca pela formação continuada aumentasse nos últimos anos. Em se tratando do meio acadêmico, ao término da graduação, os alunos encontram nos cursos de pós graduação um meio para aprimorarem seus conhecimentos, especialmente, para acompanharem as mudanças exigidas no mercado de trabalho (SHIGUNOV NETO E MACIEL, 2002). O presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que levaram os profissionais graduados em diversas áreas do bacharelado (Ciências Sociais, Ciências Contábeis, Direito e Relações Públicas) e da licenciatura (Pedagogia, Letras e Educação Física) a ingressarem em um curso de especialização latu senso em Docência Universitária em uma universidade estadual pública no Estado de Goiás. A partir de entrevistas semi-estruturadas com 8 participantes do curso, as informações obtidas nos mostram que a busca pela formação continuada em uma instituição pública de ensino acontece por razões pessoais e, principalmente, profissionais. Este trabalho busca apresentar as principais razões que levam alunos bacharéis e licenciados a retornarem a sala de aula, mais uma vez, na condição de aluno.

Downloads

Publicado

2018-10-01