A PALAVRA E RELAÇÃO EU/OUTRO NA PRODUÇÃO DO SABER
Palavras-chave:
filosofia da linguagem, educação,Resumo
Este trabalho apresenta-se como fruto parcial dos esforços investigativos no campo da Educação e Filosofia, desenvolvidos no âmbito da linguagem, com abordagem qualitativa na perspectiva da pesquisa bakhtiniana. Para tanto, procurar-se-á aqui, frente a fundamentação teórica em Mikhail M. Bakhtin, problematizar conceitualmente como o saber em sua diversidade e multidisciplinariedade é produzido. Ao trazer essa projeção ao ambiente acadêmico, objetiva-se favorecer a reflexão dos profissionais da educação acerca de como o saber pode ser construído e desconstruído nas relações sociais e pela linguagem. Para isso, uma apresentação teórica-metodológica será utilizada como base para refletir e convidar à análise do discurso, apropriando-se das mídias publicadas em rede como realidade material para uma breve análise do discurso. Este quadro teórico, é expresso na composição das vozes consonantes dos pesquisadores, como Faraco(2009), Fiorin(2016), Miotello(2016), Freitas(2002) e outros. Além disso, há de notar-se como a palavra se mostra enquanto elemento da expressão do diálogo inconcluso; bem como, as implicações da palavra na relação u/Outro, como possibilidade de criação ideológica e, portanto, capaz da produção da grande pluralidade dos saberes. Assim, consideramos aqui concretizados os objetivos antepostos, pois, os resultados ainda que incipientes apontam o quão fundamental é para os profissionais da educação refletir acerca de como o saber é produzido na relação social, na alteridade, pelo uso da linguagem que se mostra na palavra, dado sua neutralidade e, portanto, abertura para encher-se de ideologia formando as ideias, construindo os conceitos, gerando o conhecimento nas suas diversas manifestações. É no excedente da visão que o Eu e o Outro colaboram para o acabamento do saber.
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