A COLONIALIDADE EXPRESSA NO ENSINO DE HISTÓRIA: O DESAFIO DE PERCEBER PARA MUDAR – POR UMA PRÁTICA DOCENTE DECOLONIAL

Autores

  • Maria Lina Paula Neta Universidade Estadual de Goiás
  • Valéria Rosa-Silva

Palavras-chave:

Decolonialidade. Ensino de História. Atitudes Docentes Decoloniais.

Resumo

Ao observar a escola e, especificamente, o ensino de História, nos deparamos com um paradoxo, em que convivem, no mesmo espaço, aspectos de opressão e de libertação. Esse paradoxo nos remete ao contexto histórico no qual estamos inseridos e nos leva a pensar sobre as estruturas estabelecidas pelo processo de Modernidade/Colonialidade. Neste estudo, questionamos sobre como podemos nos apropriar do ensino de História para oportunizar posicionamentos de resistência (enquanto reflexão), tendo como questão mobilizadora a percepção da colonialidade expressa no ensino de História, buscando pensar a pedagogia decolonial e a geração de ações com base na decolonialidade. Objetivamos, portanto, compreender o processo de dominação estabelecido a partir da colonização, expresso no ensino de História, no contexto escolar, para, despertar o desenvolvimento de atitudes docentes decoloniais. Com base nos estudos do Grupo Modernidade/Colonialidade procuramos, aqui, dialogar com teóricos da educação, a fim de percebermos possibilidades no enlace pedagogia-decolonialidade, acreditando em uma prática docente decolonial. A escolha metodológica é de natureza qualitativa, caracterizada pela pesquisa participativa, buscando o despertar para possíveis atitudes decoloniais. O desafio é perceber o ensino de História em suas possibilidades de ressignificação.

 

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Publicado

2018-10-01