ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Maria Eneida da Silva Universidade Estadual do Goiás- Universidade de Brasília
  • Andrea Kochhann Universidade Estadual do Goiás- Universidade de Brasília
  • Maria Cecília Silva de Amorim Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda Maria de Castro Dutra Universidade Estadual do Goiás

Palavras-chave:

Formação de Professores

Resumo

Resumo: Este artigo tem como finalidade apresentar uma atividade de extensão da Universidade Estadual de Goiás – UEG Câmpus Luziânia, o ENFORMA – Encontro de Formação de Professores de Luziânia. Tal ação está vinculada ao GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade que possui várias atividades de cunho formativo.  O ENFORMA – Encontro de Formação de Professores foi criado para atender a demanda da Secretaria de Educação de Luziânia, Goiás por meio da formação continuada para os professores da rede e orientações gerais sobre práticas pedagógicas. Modulado em encontros presenciais, em 2017 teve três edições, sendo uma em maio, uma em setembro e uma em novembro. Fora repensado e reorganizado para o ano de 2018 com a configuração de curso semipresencial de 120 h, composto por 3 encontros no primeiro semestre e 3 encontros no segundo semestre; atividades extraclasse propostas nos encontros presenciais e lançadas no Facebook do Grupo para socialização; discussões teórica e esclarecimento de dúvidas pelo Grupo de WhatsApp; bem como orientação para participação em eventos científicos e quiçá concorrência para mestrados e doutorados. As atividades presenciais serão ministradas por partícipes do GEFOPI e convidados externos e as temáticas são escolhidas pelos participantes e/ou indicadas pela Secretaria de Educação. Assim como elemento da formação processual e orgânica com base em autores como Reis (1989), Cruz (2017), Demo (2002, 2004, 2006), Candau (2014), Veiga e Silva (2012), Imbernón (2009) dentre outros espera-se elevar o nível de formação de profissionais e estudantes em formação inicial.

             Palavras-chave: Formação de professores. Extensão universitária. Trabalho concreto

Biografia do Autor

  • Maria Eneida da Silva, Universidade Estadual do Goiás- Universidade de Brasília
    Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Docente da UEG, pesquisadora do GECG – Grupo de Pesquisa em Educação, Gestão e Cultura Regional e membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.
  • Andrea Kochhann, Universidade Estadual do Goiás- Universidade de Brasília
    Mestra em Educação (PUC/GO); Doutoranda em Educação (UnB). Docente da UEG, Coordenadora do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.
  • Maria Cecília Silva de Amorim, Universidade Federal de Goiás
    Pedagoga e especialista em Psicopedagogia pela UEG, especializanda em Arte-Educação Intermidiática Digital pela UFG, membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, professora da rede municipal de Luziânia (SMEL).
  • Fernanda Maria de Castro Dutra, Universidade Estadual do Goiás

     Acadêmica de Pedagogia Câmpus Luziânia; membro do GEFOPI.fernandaduta85@gmail.com

     

     

Referências

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO