O ALUNO DEFICIENTE VISUAL NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DESAFIOS E SUPERAÇÃO

Autores

  • Laura Camilla Sampaio da Silva Marques Universidade Estadual de Goiás
  • Marlene Barbosa Reis

Palavras-chave:

educação, Inclusão, Deficiência visual

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral, discutir como ocorre a inserção do aluno com deficiência visual no curso de Educação Física; e específicos: identificar as leis que regem a inclusão no ensino superior; verificar se o aluno se sente incluído em um curso superior; compreender a importância do curso para o aluno. Pensar a questão da inclusão no âmbito educacional, necessita-se que os professores sejam capacitados para atuar de forma significativa junto aos alunos.  Existem muitas leis que visam dar o direito ao deficiente visual a ter uma educação digna. O trabalho da educação física com deficientes visuais tem muito a contribuir no sentido de desenvolver os aspectos motores que são exigidos nesse processo, desenvolvendo também a consciência corporal. O artigo trata de um estudo de caso e foi realizado com um aluno deficiente visual da UEG-ESEFFEGO em Goiânia-GO cursando licenciatura em educação física. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com discente e também elaborado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido a fim de esclarecer ao participante a finalidade da pesquisa. Com relação a análise dos dados, seguiu a abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam que o entrevistado se sente realmente incluído em um curso de nível superior e que apesar das dificuldades nas aulas práticas, ele se sente acolhido no âmbito universitário, tanto pelos professores e colegas de classe; mostra um exemplo de superação no qual apesar de todas as adiversidades encontradas, seu sonho era estar na universidade, se preparando para ser um professor e atuar na área que deseja: a educação física.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 6 - DIVERSIDADE, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL