AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: uma experiência em um grupo de estudos

Autores

  • Natalia Ribeiro
  • Andréa Kochhann Universidade Estadual de Goiás
  • Thays Fernandes Universidade Estadual de Goiás
  • Maria Cecilia Silva de Amorim Universidade Estadual de Goiás
  • Thalia Mendes Universidade Estadual de Goiás
  • Andressa Marques Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Mídias Educacionais. Formação de Professores. Indissociabilidade.

Resumo

Este artigo é reflexo das atividades do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade da UEG - Universidade Estadual de Goiás, localizado nos Câmpus de Luziânia, Formosa, Jussara e São Luís de Montes Belos. Os participantes são acadêmicos de licenciaturas, professores da Educação Básica e Ensino Superior, mestrandos, doutorandos e comunidade em geral. Os princípios básicos do grupo são trabalhar a escrita, oralidade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Com isso o grupo conta com atividades como: elaboração de revistas pedagógicas, elaboração de guias, projetos de pesquisa, projetos de extensão, além de discussões teóricas presenciais e virtualmente, com o auxílio do Skype, WhatsApp e Facebook. Os encontros são realizados uma vez ao mês e para melhor comunicação dos integrantes essas mídias têm contribuído para um aprendizado além da sala de aula, rompendo com alguns paradigmas tradicionais e elevando a formação inicial e continuada para um nível cada vez mais alto. Um grupo de estudos pode transcender os muros do ensino, propiciando a investigação científica, a socialização de conhecimentos e a produção acadêmica e por ser de concepção acadêmica, visa a aprendizagem; e é de caráter processual-orgânica, pois se efetiva enquanto um processo contínuo de ações organizadas para o fim de novas aprendizagens de didáticas e práticas de ensino. Ressaltando os estudos realizados pelo GEFOPI e seus componentes, ambicionamos que seus componentes estejam melhores preparados para enfrentarem uma seleção na pós-graduação, mestrado e em concursos. Visto que são preparados para a formação docente, e tendo a práxis acadêmica desenvolvida, usando de variadas metodologias que a universidade dispõe em pesquisa, ensino e extensão e produção acadêmica. Destarte, o objetivo desse artigo é socializar como o GEFOPI utiliza das mídias enquanto ferramentas de aprendizagem.

Referências

BELLONI, Maria Luíza. O que é mídia-educação? 3.ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

COELHO, Adriano Sales et al. Aprendizagem colaborativa: blogs, wikis e redes sociais no cotidiano da educação. In TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MANDAJI, Mônica dos Santos; CAMAS, Nuria Pons Vilardell e RIBEIRO, Renata Aquino (orgs.) Da Internet para a sala de aula. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KNOL, Ariana Chagas Gerson; BRITO, Glaucia da Silva e BOENO, Renate Kottel. Formação continuada para uso de tecnologias educacionais: o que os professores querem? In TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; MANDAJI, Mônica dos Santos; CAMAS, Nuria PONS, Vilardell e RIBEIRO, Renata Aquino (orgs.) Da Internet para a sala de aula. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 4 - MÍDIAS, ARTE E EDUCAÇÃO