TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: um caminho para o trabalho pedagógico através da formação continuada do profissional

Autores

  • Natalia Ribeiro
  • Andréa Kochhann universidade Estadual de Goiás
  • Thays Oliveira Fernandes universidade Estadual de Goiás
  • Mateus Henrique Marques universidade Estadual de Goiás
  • Thalia Mendes universidade Estadual de Goiás
  • Andressa Marques universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Transtornos. Dificuldades. Piscopedagogia. Aprendizagem.

Resumo

Desenvolvemos este resumo, a partir de encontros proporcionados pelo GEFOPI (Grupos de Estudos em Formação de professores e Interdisciplinaridade) da Universidade Estadual de Goiás, fundamentado no III FORM-AÇÃO (Encontro de Formação de professores) em São Luís de Montes Belos/GO, que contou com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos, usando como metodologia a socialização dos professores por meio de suas experiências, contando com respostas desses na rede por whatsapp e facebook colocando em pratica os conhecimentos proporcionados pelo encontro, que no dia 18/04/2018 teve como tema Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem com a professora Fernanda Tavares, em que é sugerido estratégias para o trabalho dos professores em sala de aula que compartilham dessa realidade. Na qual proporcionou a estes docentes uma melhor compreensão sobre as diferentes condutas de aprendizagem de seus alunos, entendendo também a diferença entre dificuldade e transtorno, por uma visão sócio-histórica. Onde damos importância na dificuldade de aprender a três possíveis fatores, o social, ambiental ou econômico, sempre originando de uma dessas áreas. Já no transtorno temos diferentes possibilidades como á de uma experiência desagradável no passado que marca a construção da criança atrapalhando seu desenvolvimento, ou de ser neurológico com ou não descendência familiar. Lembrando a necessidade desses conhecimentos no ensino escolar, pois muitas vezes são á única alternativa para um futuro tratamento. A psicopedagogia tem o papel muito importante nesse contexto identificando o porquê de alguns aprendizes não acompanhar o restante da turma, ajudando a tomar as devidas providencias, com autorização dos pais, assim iniciando tratamentos. Mostrando o quanto a escola por meio de um profissional tem a função insubstituível, tanto para a descoberta desses transtornos e dificuldades, como para o tratamento de tais, transformando a vida de seus alunos.

Referências

CAMPOS, D. M. S. Psicologia da Aprendizagem. 31 ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

VYGOTSKY, L. S. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

STAMBAK. M.; VIAL, M.; DIATKINE, R.; PLAISANCE, E. e BEAUVAIS, J. (1984) Síntese dos trabalhos. Em J. de Ajuriaquerra e col. A dislexia em questão: dificuldades e fracassos na aprendizagem da língua escrita. P. Alegre: Artes Médicas. 159-171.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO