O LETRAMENTO DIGITAL NO CONTEXTO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS: PRÁTICAS LETRADAS DIGITAISNA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Talita Serravalli
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis

Palavras-chave:

Letramento Digital, Formação Inicial de Professores, Práticas Pedagógicas

Resumo

Esta pesquisa abordou o letramento digital no interior do debate sobre a formação de professores, elencando as experiências construídas em um grupo de pesquisa em que o foco foi o Letramento Digitalnas práticas pedagógicas dos professores formadores do curso de Pedagogia UEG/Campus Inhumas.Refletindo sobre os desafios postos frente ao desempenho da instituição acadêmica e confrontando com as novas práticas de letramento oferecidas pela mesma por meio do uso do computador e da internet,, analisou-se como são aplicados esses recursos na formação inicial dos futuros professores. . Com o avanço das novas tecnologias de comunicação, houve também uma mudança de hábitos requeridos pela vida moderna. Na primeira etapa da pesquisa fizemos uma pesquisa documental em que foram analisados os planos de curso das disciplinas Educação eMídias e Métodos e Processos de Alfabetização e Letramento e, em um segundo momento, adotamos uma pesquisa empírica com coleta de dados, onde utilizou-se de entrevistas semiestruturadas com professores da UEG Câmpus Inhumas. Embasamos nos seguintes referenciais teóricos: Soares (2002), Braga (1999), Dias (2004).Nessa era digital,, situa-se o educador/formador como mediador, facilitador e problematizador desse processo, pois é o professor que pode adotar uma postura aberta ao diálogo, de forma crítica e analítica, diante das possibilidades oferecidas pela tecnologia dentro do curso superior.

Biografia do Autor

  • Talita Serravalli
    Acadêmica da UEG
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis
    Professora da UEG, Coordenadora do curso de pedagogia

Referências

ALMEIDA, Maria Elisabeth B. Educação ambiente virtual e interatividade. In: SILVA, Marcos (Org.) Educação on-line. São Paulo: LOYOLA, 2003.

BRAGA, D. B. (1999). A constituição híbrida da escrita na internet: a linguagem nas salas de bate papo e na construção dos hipertextos. In: Leitura: teoria e prática. nº 34, p. 23-29.

BUZATO, M.E.K. Cultura Digital e apropriação docente: apontamentos para uma educação. 2.0. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.3, p.283-304, 2006.

COSTA, Roberto. S. (hiper) textos ciberespaciais: mutações do/ no ler-escreve. Disponível em: http://www.CEDES.UNICAMP.BR CAD. CEDES, Campinas, vol. 25, n. 65, p.102-116. Jan/abr.2005b.

DIAS, Maria Helena. Hipertexto: outra dimensão para o texto, outro olhar para a Educação. 27° Amped, 2004.

FREITAS, Maria Teresa de A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Disponível em: http://www. CEDES.UNICAMP.BR.

Cad-CEDES, Campinas,vol25,n.65,p.81-101,Jan/Abrl.2000

----------- Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, Belo Horizonte,v.26,n.03,p.335-352,dez.2010.Disponível em http://www.scielo.br//pdf/edur/v26n3/v26n3a17.Acesso em 02/09/2016.

LEMKE, Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Revista trabalhos em Linguística Aplicada 49 (2): 455-479 Campinas: IEL/UNICAMP, 2010. Disponível em http://www.scielo.br/ SCIELO. PHP?P/D=50 103-18132010000200009 &Script=Sci-arttext. Acesso em 06 Maio de 2018.

MARTÍN-BARBERO, J. Tecnidades, identidades, alteridade: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: MauadX, 2006, p.51-79.

ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: parábola editorial, 2012.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e sociedade, Campinas, v. 23 n.81, p.143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/v23n81/13935.pdf. Acesso em 06/05/2018.

______, Magda Letramentos: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO