DOCÊNCIA E COMPLEXIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA DE JESUS EM “O SERMÃO DA MONTANHA”
Palavras-chave:
Complexidade, Ser humano, Docência, Educação, Pedagogia de Jesus.Resumo
A noção de complexidade do ser humano vem chamando a atenção de diversas áreas do conhecimento, entre as quais a área da educação. Morin (2000) afirma que o grau de desenvolvimento que a humanidade vivencia, coloca-a, cada vez mais, em confronto com a realidade da complexidade. Diariamente, pode se observar o quanto a vida, o ser humano e a educação são complexos em relação à amplitude de conceitos que permeiam a essência dos seres humanos e às diferentes questões que surgem e os desafiam na busca de uma vida melhor, de se constituírem cada vez mais “humanos”. Diante disso, espera-se o desenvolvimento de uma prática educativa que “responda” ou aponte caminhos que norteiem a humanidade, capacitando-a, conforme Morin (2000), na necessária conscientização acerca de sua complexidade, condição para o exercício pleno de sua própria humanização. Essa percepção da complexidade, que parece ser novidade, começou a ser valorizada há bastante tempo, por alguém que já entendia o ser humano como um ser complexo: Jesus. Tomando a Bíblia cristã como um documento histórico, este estudo se propõe a refletir a respeito da educação para a humanidade traçada nas palavras, ensinamentos e atitudes de Jesus. A pesquisa tem como objeto de estudo o texto bíblico designado “O Sermão da Montanha”, o qual é analisado para demonstrar a compreensão de Jesus em relação à complexidade humana. O estudo investigativo aqui proposto emprega a metodologia da pesquisa documental, com abordagem qualitativa, e da pesquisa bibliográfica. Como fonte documental, a pesquisa utiliza a Bíblia Sagrada (2009a; 2009b), como fontes para a pesquisa bibliográfica, apoia-se em estudos como os desenvolvidos por Fernandes (2001), Freitas e Silva (2016), Morin (2000), Oliveira (2017), Queiroz (2009).
Referências
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