EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÕES DE INCLUSÃO NO ESPAÇO ACADÊMICO
Palavras-chave:
Diversidade, InclusãoResumo
Ao analisar o processo de inclusão e o respeito à diversidade a partir das ações de extensão da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Inhumas, procuramos identificar em que medida as ações extencionistas proporcionam inclusão social e escolar às pessoas que participam das mesmas, despertando, assim, em todos os envolvidos nos processos das ações de extensão, o interesse de se trabalhar a inclusão social. Como arcabouço teórico trazemos Reis e Lopes (2016) que tratam das práticas pedagógicas na diversidade, Kochhann e Silva (2017) as possíveis transformações do ser através do contato com o projeto de extensão, Santos (2016) e suas contribuições para a extensão universitária. Por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, através do recorte temporal dos últimos três anos, 2015 a 2017, utiliza-se entrevista e questionário com docentes e discentes extensionistas dos cursos de Pedagogia e Letras da UEG Inhumas e, também, com membros da comunidade participantes das ações de extensão neste período. Trazemos em primeiro momento o conceito de diversidade, destacando a riqueza humana em suas diferenças e as oportunidades de reflexão e aprendizado do ser no meio acadêmico mediante a convivência com o outro. No segundo, tratamos da inclusão através da alteridade, trazendo o discurso para o papel social do docente e a influência que suas ações promovem nas tomadas de decisão daqueles que são tocados por suas falas e atitudes. Por fim, faremos um breve histórico sobre a Extensão na UEG e a análise dos resultados da pesquisa empírica sobre as ações de Extensão da UEG Câmpus Inhumas. Os resultados apontam que as ações de extensão conseguem promover a inclusão social e escolar, na medida em que se aproxima da comunidade, em que as pessoas envolvidas estejam mais cientes de seu papel social, do respeito pela convivência com a diversidade.
Referências
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