O PROJETO DE EXTENSÃO “CÍRCULOS FORMATIVOS COM PROFESSORES INICIANTES/INGRESSANTES”: uma análise teórico metodológica das impressões do primeiro encontro
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Círculos Formativos, Formação de Professores, Práxis.Resumo
O presente artigo visa discutir as impressões do primeiro encontro de formação inicial e continuada do projeto de extensão “Círculos Formativos com Professores Iniciantes/ Ingressantes” do GEPFAPe – Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. A problemática surgiu a partir do levantamento das dificuldades sentidas pelos docentes, por conta da discrepância que encontram entre o campo teórico apreendido em seu período discente e a prática que agora precisam exercer em sala de aula que foi percebido durante o diálogo no primeiro encontro da atividade de extensão, onde eles escolheram temas de maior interesse e necessidade que encontram na escola. Diante disso, o projeto de extensão parte das principais preocupações e desafios na prática docente daqueles que se encontram no início da carreira, e pretende proporcionar subsídios ao processo de capacitação profissional do docente. Assim como acompanhar e consolidar a ação dos professores, oportunizando o preparo profissional para lidar com a prática pedagógica, possibilitando um processo contínuo de autoavaliação e reorientação do seu trabalho, com base na formação continuada. Apoiado nessa realidade, a base teórica se fundamentará em Kochhann (2017), a partir de seus escritos que explicitam a extensão como uma forma de ter uma formação completa e com menos lacunas como aparece nas falas de alguns professores, que serão analisadas no presente artigo, em Curado Silva (2017) na diferenciação entre epistemologia da prática e epistemologia da práxis e outros autores.
Referências
CURADO SILVA, K. Políticas Públicas na formação de professores e a relação teoria e prática: um debate com Gramsci. In: CUNHA, C. SOUSA, J.V. e SILVA, M. A. Avaliação de políticas públicas de educação. Brasília: Linhas Críticas, 2017.
KOCHHANN, A. As Concepções de Extensão Universitária e a Formação Docente: algumas reflexões. In: CURADO SILVA, K; CASSETTARI, N; CRUZ, S. P .S; ROCHA, D. R. Formação de Professores: Concepções e Políticas. São Paulo: Paco, 2017.
LIMA, E. F. de. A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras. In: Revista do Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Maria, v. 29,n. 2, 2004.