OS CICLOS DE CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM LUZIÂNIA, GOIÁS: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES DO OBJETO

Autores

  • Maria Eneida da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Dafnny Lima de Souza Messias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
  • Raiany Soares de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Ciclos de carreira. Educação Infantil. Câmpus Luziânia. GEFOPI. GEGC.

Resumo

A discussão do ciclo de carreira neste artigo parte das primeiras leituras e discussões da pesquisa “Os ciclos de carreira docente: reflexões sobre a profissão docente em Luziânia, Goiás”, cadastrada na Universidade Estadual de Goiás em 2018 e vinculada ao Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI e também ao Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Gestão e Cultura Regional – GEGC. A pesquisa partiu da problemática sobre a vida profissional dos professores da educação infantil e ensino fundamental de Luziânia e tem como objetivo geral investigar como se apresentam os ciclos de carreira do professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de Luziânia, considerando o tempo e as condições de trabalho, a partir da teoria de Huberman (1995); Marcelo García (1999); Cavaco (1999) e Chakur (2000). A investigação se aproxima do Materialismo Histórico-dialético ao considerar a totalidade, as contradições e a mediação, e se caracteriza como qualitativa, bibliográfica, documental, estado do conhecimento e estudo de caso, cujos sujeitos serão professores efetivos da rede pública, selecionados a partir de categorias levantadas na investigação documental sobre a carreira docente em Luziânia. Os estudos iniciais revelam cinco fases ao longo da carreira docente, conforme Huberman (1995) e Marcelo García (1999): o choque com a realidade; a fase da estabilização com comprometimento e sentimento de pertença; a diversificação, marcada por motivação e dinamicidade; o distanciamento afetivo; e ao final da carreira, o desinvestimento para a dedicação a si mesmo. Assim, embora estas etapas não sejam sequências universais, por questões sociais e históricas, caracterizam-se pelo tempo e condições de trabalho responsáveis por desenvolver sentimentos e posicionamentos distintos dos professores ao longo da carreira. Diante disso, o objetivo deste artigo é socializar os estudos iniciais para possibilitar as discussões da carreira docente na educação infantil.

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 2 - TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS