FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: PRIMEIRAS ANÁLISES DO OBJETO
Palavras-chave:
Formação. Atuação. Pedagogia. Campus Luziânia. GEFOPI.Resumo
Este artigo é reflexo do projeto de pesquisa “Formação e atuação do pedagogo: discussões à luz do estado da arte e do currículo”, vinculado ao Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI. As discussões do grupo desencadearam a seguinte problemática “Quais as fragilidades e as potencialidades apresentadas pelo estado da arte e pelo currículo no tocante à formação e atuação do pedagogo?”. Dessa forma, o objeto de investigação foi delimitadono estado da arte e no currículo do Curso de Pedagogia do Campus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com o objetivo geral de investigar as fragilidades e as potencialidades apresentadas pelo estado da arte e pelo currículo no tocante à formação e atuação do pedagogo. A pesquisa aproxima-se do MaterialismoHistórico-dialético por considerar a totalidade, as contradições e a mediação, classificando-se como qualitativa, bibliográfica, documental e estudo de caso. Para a coleta de dados, além do estudo bibliográfico, está sendo utilizada a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e do Projeto Pedagógico Institucional – PPI da UEG; bem como do Projeto Pedagógico de Curso – PPC de Pedagogia. Ainda será aplicado um questonário e serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes e acadêmicos do sexto e oitavo período do curso. Destarte, o corpus teórico se alicerça em Aranha (1996); Brzezinski (1996); Saviani (1999); dentre outros. Uma vez que a pesquisa está em andamento, este artigo objetiva socializar os dados iniciais, a saber, a historicização do Campus Luziânia e do Curso de Pedagogia; além de trazer contribuições da Resolução CNE/CP n. 01/2006 para a formação e atuação do pedagogo. A leituras inicias apontam para um curso que restringe a formação à docência nos anos iniciais da educação básica, bem como apontam para a necessidade de atendimento a algumas normatizações propostas pela referida resolução.
Referências
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