A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: DISCUSSÕES DA INDISSOCIABILIDADE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO PARA O LETRAMENTO

Autores

  • Maria Eneida da Silva
  • Andrey Pereira de Castro
  • Cíntia Andrade Marinho

Resumo

A discussão proposta neste artigo faz parte da pesquisa “Atividades de ensino, pesquisa e extensão: um estudo do letramento na formação de professores da Universidade Estadual de Goiás”, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG e vinculado ao Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI. A pesquisa tem como objetivo é analisar como as atividades de pesquisa, ensino e extensão do Câmpus Luziânia viabilizam o letramento na formação de professores do curso de Pedagogia, a partir do aporte teórico de Cunha (1980), Botomé (1996) e outros que discutem a universidade e a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Pimenta (2013), Libâneo (1998), Saviani (1998) e outros teóricos que discutem educação e a formação de professores; e Freire (1983; 2005; 2009), Soares (1998), Gadotti (2010) e outros que discutem o letramento. A investigação se aproxima do Materialismo Histórico-dialético ao considerar a totalidade do sujeito enquanto ser social e histórico, bem como as contradições e a mediação, caracterizando-se como qualitativa, bibliográfica e documental para compor o corpus teórico e estudo de caso e estado da arte, o corpus empírico. Visto que a pesquisa está em andamento, o objetivo deste artigo é socializar os resultados parciais do corpus teórico e documental, indicando as potencialidades e limites do curso de Pedagogia para a formação de professores.

 

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO