A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE SEXUAL: DISCUSSÕES INICIAIS SOBRE O OBJETO
Resumo
A discussão proposta neste artigo faz parte da pesquisa intitulada “A formação de professores para a diversidade sexual no ensino médio: limites e perspectivas do trabalho docente”, desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-graduação Lato Sensu em Docência de Gestão da Educação Superior: presentificando a interdisciplinaridade. A pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI e ao Grupo de Pesquisa em Educação, Gestão e Cultura Regional – GEGC, tendo como objetivo investigar os limites e perspectivas da formação de professores para lidarem com a diversidade sexual na escola e também abordar sobre a importância do preparo do docente para o trabalho com o tema em sala. O aporte teórico conta com Foucault (1998) sobre a construção histórica da sexualidade; Freire (2001) sobre os direitos e deveres do cidadão; Burbules (2003), a importância das diferenças; Louro (1997) que discute a sexualidade no ambiente escolar; Dias (2000), Simões e Facchini (2009) sobre as relações e comportamentos; Jesus (2012) definindo os termos inclusivos; Freire (1996), Curado Silva (2008; 2011) e Saviani (2005) com a formação de professores; e documentos legais como a LDB, as DCN, a BNCC, dentre outras legislações. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, bibliográfica e documental para compor o corpus teórico e estudo de caso de uma escola pública de Luziânia, com entrevistas semiestruturadas com corpo gestor e docente para o corpus empírico. Visto que a pesquisa está em andamento, o objetivo deste artigo é socializar os resultados parciais da investigação teórica e documental, destacando como resultados alguns discursos que apontam para a discrição, o silenciamento e a timidez dos debates escolares quando da diversidade sexual. Isso parece favorecer a perpetuação da naturalização das posturas preconceituosas, ambiência que promove a desigualdade e a hierarquização de um modelo/padrão heteronormativo masculinizado.
Referências
BARBULES, Nicholas C. Uma gramática da diferença: algumas formas de repensar a diferença e a diversidade como tópicos educacionais. In: GARCIA, R L.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs). Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: 10 nov. 2017.
CARDOSO, Railson Soares. O SILÊNCIO DO DISCURSO OCULTO: A DIVERSIDADE SEXUAL E SUA APLICABILIDADE NA FORMAÇÃO CURRICULAR DOCENTE. Universidade Estadual de Goiás, 2014.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Cordeiro Pinheiro. (2008). Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de goiânia: realidade, entraves e possibilidades. Tese. Goiânia: UFG. Disponível em: <https://ppge.fe.ufg.br/up/6/o/Tese_Katia_Augusta_Cordeiro.pdf>. Acesso em 10 fev 2017.
______. A Formação de Professores na Perspectiva Crítico-Emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, DF, 2011, v. 17, n. 32, p. 13-31, jan./abr.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: A Vontade de Saber. 13º Ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos - Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. Brasília, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001
_______. O corpo educado – pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2013b.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI, Regina. Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo, Editora Fundação Perseu. Abramo, 2009.
SOUSA FILHO, Alípio de. Orientação sexual: construção política do desejo, ou crítica da substancialização. Medos, mitos e castigos. 2009 Disponível em: < http//www.ucb.br>. Acesso em: 05/05/2014.