A IDENTIDADE DO PEDAGOGO: PRIMEIROS OLHARES SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO

Autores

  • Maria Eneida da Silva
  • Andréa Kochhann
  • Deidiana Ferreira da Rocha
  • Jhosiane Alencar Amorim

Palavras-chave:

Identidade do pedagogo. Câmpus Luziânia. Roda de conversa. GEFOPI.

Resumo

A discussão da identidade do pedagogo que trazemos para este artigo fez parte de uma experiência acadêmico-científica em uma roda de conversa enquanto atividade da disciplina Linguagem, Tecnologias e Produção Textual no curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da Universidade Estadual de Goiás – UEG. A roda de conversa é uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos sobre Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI) que está institucionalizado na UEG desde 2006. A atividade também é um desdobramento extensionista do projeto de pesquisa “Formação e atuação do pedagogo: discussões à luz do estado da arte e do currículo”, cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa da UEG e que vem sendo desenvolvido desde 2017.  O objetivo da roda de conversa foi, além de agregar conhecimento sobre a temática, proporcionar aos discentes elementos de apropriação e aperfeiçoamento da produção textual escrita e oral como requisito da disciplina curricular do curso. Assim, por meio da leitura prévia do artigo “Identidade do pedagogo: uma discussão sobre sua formação e atuação” de Kochhann et al. (2015), foi debatida a identidade do pedagogo, os marcos legais e históricos do curso e as limitações e possibilidades de formação e atuação em espaços escolares e não escolares. Ao término da atividade foram feitas as seguintes perguntas aos discentes: “Quais os pontos positivos da roda de conversa sobre a identidade do pedagogo?; quais os negativos? Quais sugestões para as próximas atividades como esta?”. A fundamentação teórica conta com Freire (1996); Silva (1999; 2006); Saviani (2009); dentre outros e a metodologia é de pesquisa teórica e triangulação de dados (YIN, 2010). Diante disso, o objetivo deste artigo é socializar a experiência acadêmico-científica na formação dos acadêmicos do primeiro semestre do curso de Pedagogia do Câmpus Luziânia da UEG.

Referências

Referências

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Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

GT 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO