FORMAÇÃO DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO E A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO AO USO DE MÍDIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
Educação, Formação de Docentes, Mídias Digitais, Letramento DigitalResumo
Muito se discute sobre a evolução das TICs, sobre metodologias e didáticas que promovam maior interação entre alunos e professores, sobre processos mais dinâmicos na prática do ensino e aprendizagem em sala de aula e, principalmente, sobre as contribuições das mídias digitais na educação, no contexto de que vivemos em uma sociedade globalizada e informatizada em que não há mais barreiras nos processos de informação, comunicação e aprendizagem.
Mesmo rodeado de didáticas e metodologias de ensino que promovam a participação e interação do aluno nas aulas, o professor é desafiado a todo instante para inovar suas práticas de ensino. As mídias digitais devem entrar nesse processo como parte da metodologia e didática dos docentes e, principalmente, entre os profissionais docentes nas universidades, uma vez que esta instituição deve ser pioneira nas práticas de pesquisa, ciência e educação.
Este trabalho tem o objetivo de discutir a formação do docente universitário e a presença dos nativos digitais em sala de aula e refletir sobre o letramento digital e as mídias digitais no processo de formação do docente universitário e, por fim, analisar o projeto e plano de curso da pós-graduação em Docência Universitária da Universidade Estadual de Goiás. Para isso, traz reflexões sobre o novo perfil de alunos, considerados nativos digitais, presentes nas universidades e a formação de professores para esta realidade a partir das perspectivas contemporâneas dos letramentos digitais como propostas para desenvolver habilidades aliadas aos saberes específicos e didático-pedagógicos no processo de formação específica. Adotamos como referenciais teóricos Anastasiou e Pimenta (2002), Kleiman (2014), Kenski (2012) entre outros.
Buscando a reflexão proposta neste trabalho, realizamos um estudo de caso conforme proposto pelo autor Yin (2001), com abordagem qualitativa valendo da análise documental para observar a presença das mídias digitais e as perspectivas dos letramentos digitais no processo de formação de docentes universitários. O contexto da pesquisa é o curso da Pós-graduação Lato Sensu em Docência Universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Referências
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