A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Brincar. Educação Infantil. Aprendizagem. Desenvolvimento.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. As crianças na Educação Infantil vivem uma fase muito importante que proporciona o desenvolvimento de várias áreas do conhecimento. Nesse tempo-espaço o brincar deve ser priorizado, ou seja, fazer valer à pena a infância, para que a formação da criança contemple o seu desenvolvimento global. Percebemos com a experiência adquirida no estágio, o grande desafio e o desconforto que muitos professores têm em relação à oferta de aulas que abordam as brincadeiras de forma atraente e que oferece mais crianças uma possibilidade de aprendizado e desenvolvimento satisfatório através do brincar. Assim, torna-se necessário o educador estar preparado e entender o quanto o brincar proporciona o desenvolvimento integral das crianças. Nesse artigo, o projeto desenvolvido no Estágio Supervisionado na Educação Infantil denominado “Conhecendo o Corpo Humano através das Interações e Brincadeiras”, será retomado com o objetivo de demonstrar como o brincar pode ser trabalhado no contexto da Educação Infantil. A metodologia proposta no desenvolvimento do artigo foi qualitativa, pois a mesma possibilita ao pesquisador uma maior inserção e interpretação dos dados coletados. Para isso, o texto está fundamentalmente respaldado em vários autores que abordam sobre o assunto a ser discutido, como: Barbosa; Horn (2008); Borba (2009); Brasil (1996/1998/2010); Kishimoto (2013); Moura (2009); Oliveira (2000); Pimenta e Lima (2005); Rech (2006); Vygotsky (1998); Winnicott (1979). Esperamos que este artigo contribua de forma significante para quem tiver interesse na temática apresentada e que o mesmo ofereça novas reflexões sobre o tema, e instigue novos olhares para práticas futuras, em relação ao ensino ministrado na Educação Infantil.
Referências
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