ECOFORMAÇÃO E ECOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DO PENSAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: caminhos e questões para a sustentabilidade
Palavras-chave:
Cidadania planetária, Ecoformação, Ecopedagogia, Sustentabilidade.Resumo
A educação insere-se como prática social na vida humana. Busca e é buscada para a formação de sujeitos para o enfrentamento da vida e do mundo. Assim, é fulcral tomar as problemáticas contemporâneas a fim de promover uma educação viva, na vida e para a vida em sua sustentabilidade diante das gritantes problemáticas socioambientais. Neste sentido, o presente trabalho tem por finalidade discutir as ideias de ecoformação e ecopedagogia e algumas de suas possíveis repercussões sobre a educação escolar. Realizou-se exploração bibliográfica de cunho qualitativo (ANDRÉ e LÜDKE, 2004) e trechos de alguns projetos político-pedagógicos foram brevemente problematizados a fim de mobilizar a discussão. Na perspectiva do pensar complexo e transdisciplinar na educação afirma-se a necessidade de ensinar a viver, promovendo a formação da cidadania planetária nos sujeitos, o que abrange seus pensamentos e atitudes alinhadas à sustentabilidade (MORIN, 2011; 2015; MORIN, CIURANA e MOTTA, 2003; MORAES, 2014; 2015; SUANNO, J. H. 2014; SUANNO, M. V. R. 2014). A ecoformação (SUANNO, J. H. 2014; SILVA, 2008) e a ecopedagogia (GUTIERREZ e PRADO, 2013), ancoradas na complexidade e na transdisciplinaridade, movem questionamentos, reflexões e proposições de uma educação alinhada à formação do cidadão planetário, que é atento às questões políticas, sociais, culturais, econômicas, ambientais, enfim planetárias. A partir desta discussão são apontados alguns possíveis caminhos e questionamentos para que a escolarização, em seus moldes de políticas públicas, projetos político-pedagógicos, gestão pedagógico-administrativo-espaço-temporal, organização curricular e práticas pedagógicas, seja reinterpretada como espaço de organicidade, de vida e promoção da vida, isto é, de sustentabilidade.
Referências
ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez Editora, 1980.
BOFF, Leonardo. O despertar da águia: o dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CANÁRIO, Rui. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos, vol. 12, nº 2, mai./ago. 2008.
CHARDIN, T. O fenômeno humano. São Paulo: Cultrix, 1989.
GUTIÉRREZ, Francisco; PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3. ed. Trad. Sandra Tabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2013.
GRAVATÁ, André. et al. Volta ao mundo em 13 escolas. São Paulo: Fundação Telefônica, 2013.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 8. reimpressão. São Paulo: EPU, 2004.
MORAES, Maria Cândida. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis, R.J.: Vozes, 2008.
______________________. Educação e sustentabilidade: um olhar complexo e transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândida; SUANNO, João Henrique (orgs.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
_______________________. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MORIN, Edgar. Para um pensamento do sul: diálogos com Edgar Morin. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2011.
_____________. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar; Emilio-Roger Ciurana; Raúl Domingo Motta. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2003.
MOSÉ, Viviane. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
NASCIMENTO, Patricia; LIMAVERDE, Fátima. Da grade curricular à teia transdisciplinar. In: MORAES, Maria Cândia; PUJOL, Maria Antonia. (coord.). Trad. Suzana Vidigal. Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: TRIOM, 2008. p. 375-393.
SILVA, Ana Tereza Reis da. Ecoformação: reflexões para uma pedagogia ambiental, a partir de Rousseau, Morin e Pineau. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n.º 18, p. 95-104, jul./dez., 2008.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
SUANNO, João Henrique. Práticas inovadoras em educação: uma visão complexa, transdisciplinar e humanística. In: MORAES, Maria Cândida; BATALLOSO NAVAS, Juan Miguel. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). O pensar complexo na educação: sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. São Paulo: WAK, 2014.