ECOFORMAÇÃO E ECOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DO PENSAR COMPLEXO E TRANSDISCIPLINAR: caminhos e questões para a sustentabilidade

Autores

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana Universidade Estadual de Goiás
  • Regina Célia Alves Cunha Universidade Estadual de Goiás
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Cidadania planetária, Ecoformação, Ecopedagogia, Sustentabilidade.

Resumo

A educação insere-se como prática social na vida humana. Busca e é buscada para a formação de sujeitos para o enfrentamento da vida e do mundo. Assim, é fulcral tomar as problemáticas contemporâneas a fim de promover uma educação viva, na vida e para a vida em sua sustentabilidade diante das gritantes problemáticas socioambientais. Neste sentido, o presente trabalho tem por finalidade discutir as ideias de ecoformação e ecopedagogia e algumas de suas possíveis repercussões sobre a educação escolar. Realizou-se exploração bibliográfica de cunho qualitativo (ANDRÉ e LÜDKE, 2004) e trechos de alguns projetos político-pedagógicos foram brevemente problematizados a fim de mobilizar a discussão. Na perspectiva do pensar complexo e transdisciplinar na educação afirma-se a necessidade de ensinar a viver, promovendo a formação da cidadania planetária nos sujeitos, o que abrange seus pensamentos e atitudes alinhadas à sustentabilidade (MORIN, 2011; 2015; MORIN, CIURANA e MOTTA, 2003; MORAES, 2014; 2015; SUANNO, J. H. 2014; SUANNO, M. V. R. 2014). A ecoformação (SUANNO, J. H. 2014; SILVA, 2008) e a ecopedagogia (GUTIERREZ e PRADO, 2013), ancoradas na complexidade e na transdisciplinaridade, movem questionamentos, reflexões e proposições de uma educação alinhada à formação do cidadão planetário, que é atento às questões políticas, sociais, culturais, econômicas, ambientais, enfim planetárias. A partir desta discussão são apontados alguns possíveis caminhos e questionamentos para que a escolarização, em seus moldes de políticas públicas, projetos político-pedagógicos, gestão pedagógico-administrativo-espaço-temporal, organização curricular e práticas pedagógicas, seja reinterpretada como espaço de organicidade, de vida e promoção da vida, isto é, de sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, Universidade Estadual de Goiás
    Mestrando do curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do professor Dr. João Henrique Suanno. Pedagogo, 2015, UEG/GO, bolsista da Capes/DS
  • Regina Célia Alves Cunha, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda do curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT, da Universidade Estadual de Goiás, sob orientação do professor Dr. João Henrique Suanno. Psicóloga, 2000, UCG/GO, bolsista da UEG, edital 008/2016.

  • João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás
    Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona – UB/ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana/Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Psicólogo – PUC/GO. Psicopedagogo – PUC/GO. Professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – MIELT/UEG. 

Referências

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Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO