A Mercantilização do Ensino Público pelo viés da terceirização e da privatização
Palavras-chave:
Pacto Pela Educação. Militarização, terceirização e privatização da Escola Pública. Política Educacional.Resumo
Esta pesquisa encontra-se em desenvolvimento no programa de pós graduação, stricto senso, Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, do Câmpus de ciências Sócio-Econômicas e Humanas, UEG Anápolis e os resultados apresentados são parciais que apontam um contexto de terceirização e privatização da escola pública, reforçando nosso pressuposto sobre o processo de elitização do ensino público no Estado de Goiás. As escolas transferidas para a gestão da Polícia Militar, de acordo com os primeiros levantamentos, possui relação direta com os impactos sociais já enumerados anteriormente e se configura como uma política educacional que visa atender as demandas do mercado e, nesse sentido está em sintonia com as propostas contidas no Pacto Pela Educação de Goiás. Subjazem a essas propostas concepções que retiram o caráter universal que a educação pública deve conter. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as contradições apresentadas ao longo do documento “Pacto pela educação” e a relação com as propostas de militarização e terceirização das escolas públicas. Trata-se de um tema polêmico, contemporâneo o qual requer uma análise substanciada acerca do papel do Estado na sociedade capitalista. Desse modo, ao elegermos a militarização, a terceirização e a privatização das escolas públicas em Goiás como objeto de estudo, buscamos fugir da linearidade dos arautos das “reformas educacionais”, e ao mesmo tempo desvendar as contradições entre as propostas e os resultados desta política, na vida dos jovens, para quem tais políticas são destinadas.
Palavras-chave:Pacto Pela Educação. Militarização, terceirização e privatização da Escola Pública. Política Educacional.
Referências
Referências
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