RECEPTIVIDADE E CRÍTICA NA OBRA DE BERNARDO ÉLIS: pelo viés da interdisciplinaridade

Autores

  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza
  • Carla Cristina Moreira Lopes

Palavras-chave:

Literatura. Educação. Interdisciplinaridade. Letramento informacional.

Resumo

O estudo tem como objetivo explorar a receptividade na obra A enxada, de Bernardo Élis (2006), a partir do olhar aguçado de algumas críticas literárias que norteiam esta arte goiana. Assim, ao equacionar teorias, somadas à bagagem do leitor, da obra e mesmo do autor, poder-se-ia chegar ao verdadeiro prazer do texto, do qual nos diz Barthes (2010). Prazer esse, que nos permite vivenciar a obra pelo viés literário da analogia e pelas concepções educacionais relacionadas à formação cultural. Este artigo é resultado de um trabalho realizado por uma interlocução entre pesquisadoras de áreas afins, literatura e pedagogia, pela linha da interdisciplinaridade. O percurso teórico-metodológico adotado na investigação ocorreu por meio do letramento informacional, o qual proporcionou associações entre referenciais teóricos e a arte de Bernardo Élis. Isto, para Gasque (2012), é saber lidar com a informação - determinar, acessar, avaliar, usar e atentar para a ética - que conecta, de maneira rizomática (DELEUZE, GUATTARI, 1995), à várias áreas do conhecimento. 

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Publicado

2016-09-16

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO