AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DE PESTALOZZI PARA AEDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA E AS TEORIAS PEDAGÓGICAS.

Autores

  • Taynara Santos
  • Jhuly Barros
  • Leidiane Almeida
  • Sara Lohany
  • Marlene Barbosa

Resumo

P { margin-left: 0.18cm; margin-bottom: 0cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); widows: 2; orphans: 2; }P.western { font-family: "Times New Roman",serif; font-size: 12pt; }P.cjk { font-family: "Times New Roman"; font-size: 12pt; }P.ctl { font-size: 12pt; }A:link { color: rgb(0, 0, 255); }

O presente trabalho tem como objetivos, conhecer a biografia e as principais obras de Pestalozzi; identificar os métodos pedagógicos e analisar as contribuições do estudo de Pestalozzi, para a educação contemporânea e as teorias pedagógicas. A metodologia proposta para o seu desenvolvimento é de caráter qualitativo, pois a mesma possibilita ao pesquisador maior inserção e interpretação dos dados coletados. Para isso, fundamentaremos teoricamente nos seguintes autores que abordam Pestalozzi, (GADOTTI; 2008), (SOËTARD; 2010). Esperamos que este trabalho venha contribuir de forma significativa para todos os interessados sobre o autor e, assim apontar novas reflexões sobre a forma que Pestalozzi construiu a educação. Pestalozzi foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: escola integral; educação inclusiva; Instituições Pestalozzianas; respeito à individualidade do aluno; as relações entre professor e aluno que devem ser baseadas no amor e no respeito, entre outras. A análise de seu método educativo contribuiu para compreensão do desenvolvimento histórico das teorias pedagógicas e das práticas educativas, permitindo-nos uma reflexão sobre seus conceitos.

Downloads

Publicado

2016-09-21