LETRAMENTO LITERÁRIO: uma prática de incentivo a leitura e a escrita

Autores

  • ANA PAULA DA SILVA UEG
  • Renata Herwig de Moraes Souza UEG
  • Fernanda Rocha Bomfim UEG

Palavras-chave:

Palavras-chave, Letramento. Literatura. Gênero literário

Resumo

RESUMO

 

O presente artigo tem como foco investigar como as práticas de letramento literário incentivam o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na atualidade. A partir disso, a pesquisa tem o intuito de apresentar diferentes visões em relação à concepção de letramento, reconhecendo sua relevância quando ao desenvolvimento de proficiências ligadas a leitura e escrita, mesmo com alunos ainda não sendo letrados. Dessa forma, o estudo tem como propósito verificar a contribuição do letramento literário para a formação social e interacional do aluno, bem como a relação deste com os respectivos gêneros textuais. A proposta metodológica é de carácter bibliográfico, promovendo uma reflexão das literaturas de Cosson (2014) Marcuschi (2001), Magda Soares (2008), Bosi (2006), Bortoni-Ricardo (2015), Castanheira (2009), Freire (1996), Bakhtin (2011), Leite (2003), Street (2014), Kleiman (1995) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), teóricos esses que permeiam o processo de ensinar e aprender a partir do trabalho com o texto. Esse estudo entende que a partir do momento que o leitor compreende as informações em relação ao texto, ato de ler e escrever, esse ato não resume apenas na decodificação e reprodução mecânica dos signos linguísticos, passa a ser umaprática permeada de valores sociais, culturais e ideológicos que são materializados na sociedade.

 

 

 

Biografia do Autor

  • ANA PAULA DA SILVA, UEG
    Ana Paula da Silva, acadêmica do 4º ano de Letras da Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Jussara.
  • Renata Herwig de Moraes Souza, UEG

     Renata Herwig Moraes de Souza: Graduada em Letras, Mestranda em Ensino na Educação Básica – CEPAE (UFG) (Docente –UEG/ Câmpus Jussara). E-mail: renataherwig@hotmail.com.

  • Fernanda Rocha Bomfim, UEG
     Fernanda Rocha Bonfim:Graduada em Letras, Mestre em Crítica Literária e Tradução pela PUC-Goiás (Docente - UEG/Câmpus Jussara). 

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikailovitch. Estética da criação verbal. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov; introdução a tradução do russo Paulo Bezerra 2011.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

DOLZ, Joaquim; SCHNEWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas. Mercado das Letras, 2004.

KLEIMAN, Angela B. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Sérgio Antônio da Silva Leite (org.); Alexandra da Silva Molina et al. 2ª ed. Campinas, SP: Komedi, 2003.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Cortez, 2008.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 8ª ed. 2006.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA