LETRAMENTO LITERÁRIO: uma prática de incentivo a leitura e a escrita
Palavras-chave:
Palavras-chave, Letramento. Literatura. Gênero literárioResumo
RESUMO
O presente artigo tem como foco investigar como as práticas de letramento literário incentivam o processo de ensino-aprendizagem de leitura e escrita na atualidade. A partir disso, a pesquisa tem o intuito de apresentar diferentes visões em relação à concepção de letramento, reconhecendo sua relevância quando ao desenvolvimento de proficiências ligadas a leitura e escrita, mesmo com alunos ainda não sendo letrados. Dessa forma, o estudo tem como propósito verificar a contribuição do letramento literário para a formação social e interacional do aluno, bem como a relação deste com os respectivos gêneros textuais. A proposta metodológica é de carácter bibliográfico, promovendo uma reflexão das literaturas de Cosson (2014) Marcuschi (2001), Magda Soares (2008), Bosi (2006), Bortoni-Ricardo (2015), Castanheira (2009), Freire (1996), Bakhtin (2011), Leite (2003), Street (2014), Kleiman (1995) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), teóricos esses que permeiam o processo de ensinar e aprender a partir do trabalho com o texto. Esse estudo entende que a partir do momento que o leitor compreende as informações em relação ao texto, ato de ler e escrever, esse ato não resume apenas na decodificação e reprodução mecânica dos signos linguísticos, passa a ser umaprática permeada de valores sociais, culturais e ideológicos que são materializados na sociedade.
Referências
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