O GÊNERO CORDEL COMO OBJETO DE ENSINO

Autores

  • Josilene Dos Santos Souza UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Renata Herwig de Moraes Souza UEG - Universidade Estadual de Goiás
  • Fernanda Rocha Bomfim UEG - Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Leitura. Literatura de cordel. Gênero.

Resumo

A proposta que segue trata-se de uma pesquisa com finalidade de investigar a contribuição da literatura de cordel para o processo de ensino- aprendizagem de leitura. Nesse gênero os temas são variados e representam principalmente a opinião do autor a respeito de algo na sociedade, porém os temas mais abordados são os religiosos, políticos, sociais e amorosos. Dessa forma, o estudo entende que o ato de ler é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto, também o caminho mais curto para adquirir conhecimento e fundamental para interação verbal escrita. Mediante isso, o objetivo desse artigo é investigar a contribuição do gênero textual cordel para o processo de ensino-aprendizagem de leitura, deixando claro de que forma esse tipo de literatura oportuniza a formação social e crítica dos educandos. O trabalho baseia-se em referências bibliográficas, com embasamento teórico em Marinho e Pinheiro (2012), Antunes (2003), Bakhtin (2011), Freire (1983), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Luyten (2005), dentre outros que abarcam essa temática. Espera-se que os futuros leitores dessa pesquisa percebam a importância da literatura de cordel como valioso suporte didático para o ensino de leitura, no qual traz à tona múltiplos olhares e significados, em que o educando tenha contato com uma das formas populares de representação da realidade cotidiana. 

Biografia do Autor

  • Josilene Dos Santos Souza, UEG - Universidade Estadual de Goiás
    Acadêmica do 4º ano do curso de Licenciatura em Letras - UEG Jussara.
  • Renata Herwig de Moraes Souza, UEG - Universidade Estadual de Goiás
    Possuo graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2004) e Pós-graduação em Língua Portuguesa e Linguística e mestranda no Cepae - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (UFG). Atualmente atuo como professora de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas II, Língua Portuguesa II e III, Leitura e Produção de Texto- Técnico-Científico e Linguística I - na UEG - Câmpus Jussara. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em estudos voltados ao ensino de Língua Portuguesa. Oriento trabalhos de conclusão de curso na área de ensino com ênfase na aprendizagem de conteúdos que envolvam a literatura, Sociolinguística, ensino de Língua Portuguesa, dentre outros. Atualmente é membro atuante do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Professores de Estágio Supervisionado - GEPES/JUS, da Univesidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara e também membro integrante de GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade pela UEG - Universidade Estadual de Goiás.
  • Fernanda Rocha Bomfim, UEG - Universidade Estadual de Goiás
    Possui Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC-GO (2012), graduação em Letras - UEG - Câmpus Jussara (2006), especialização em Língua Inglesa pela Universidade de Montes Belos. Desde 2012 é coordenadora do curso de Letras da UEG - Câmpus Jussara e professora de Língua Inglesa do Colégio Objetivo.Tem experiência na área de Letras com ênfase no ensino de língua estrageira (Inglês), atuando na área de ensino e aprendizagem. Tem experiência na área de Literatura voltada para o estudo das Teorias da Tradução e Crítica Literária. Possui cursos de Inglês segunda Língua (ESL) pela Harvard University School (Boston - MA), Stoughton High School (Stoughton - MA) e Massassoit College (Brockton - MA). Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Letras desde 2014, membro atuante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Estágio Supervisionado - GEPES/JUS e participante do comitê local de acompanhamento de bolsas da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Jussara.

Referências

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de português: encontro e interação – SãoPaulo:Parábola Editorial, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.São Paulo: 6°ed. Editora WMF MartinsFontes, 2011.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto ciclos de EnsinoFundamental:Língua Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental- Brasília MEC/SEF, 1998.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.São Paulo: Autores associados: Cortez, 1983.

KOCH, Ingedore Villaça & ELIAS, Vanda Maria, Ler e compreender os sentidos do texto: São Paulo: Contexto, 2012.

LUYTE, Joseph Maria. O que é literatura de cordel. São Paulo: Brasiliense, 2005.

MARINHO, Ana Cristina. PINHEIRO,Hélder. O cordel no cotidiano escolar- SãoPaulo: Cortez, 2012.

SOUZA,Luiz Marques de Souza. CARVALHO, Sérgio Waldeck.Compreensão eprodução de textos. –Petrópolis, RJ:Vozes, 1995.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

GT 14 - DOCÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA