O GÊNERO CORDEL COMO OBJETO DE ENSINO
Palavras-chave:
Leitura. Literatura de cordel. Gênero.Resumo
A proposta que segue trata-se de uma pesquisa com finalidade de investigar a contribuição da literatura de cordel para o processo de ensino- aprendizagem de leitura. Nesse gênero os temas são variados e representam principalmente a opinião do autor a respeito de algo na sociedade, porém os temas mais abordados são os religiosos, políticos, sociais e amorosos. Dessa forma, o estudo entende que o ato de ler é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto, também o caminho mais curto para adquirir conhecimento e fundamental para interação verbal escrita. Mediante isso, o objetivo desse artigo é investigar a contribuição do gênero textual cordel para o processo de ensino-aprendizagem de leitura, deixando claro de que forma esse tipo de literatura oportuniza a formação social e crítica dos educandos. O trabalho baseia-se em referências bibliográficas, com embasamento teórico em Marinho e Pinheiro (2012), Antunes (2003), Bakhtin (2011), Freire (1983), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Luyten (2005), dentre outros que abarcam essa temática. Espera-se que os futuros leitores dessa pesquisa percebam a importância da literatura de cordel como valioso suporte didático para o ensino de leitura, no qual traz à tona múltiplos olhares e significados, em que o educando tenha contato com uma das formas populares de representação da realidade cotidiana.
Referências
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