A MATERIALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO TRABALHO PEDAGÓGICO COM OS BEBÊS

Autores

  • Silvelene Alcantara Malveste UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Dinara Pereira Lemos Paulino da Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Palavras-chave:

Bebês, Currículo, Materialização, Aprendizagem, Práticas

Resumo

Nossa prática pedagógica com bebês nos faz perceber que há uma concepção equivocada de que nessa fase de sua vida eles não aprendem, e que vão para a creche apenas para serem cuidados e protegidos enquanto os pais trabalham. Pelo senso comum, as ações que se realizam no berçário não são entendidas como importante para a aprendizagem do bebê e por isso até o trabalho do professor inserido, nesse contexto, é considerado desqualificado, por não ter conteúdos como tradicionalmente se concebe no currículo que conhecemos. Este trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil, coordenado e mantido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC), resulta de uma pesquisa bibliográfica sob o norte teórico sócio-histórico-cultural, no qual procuramos discutir sobre a materialização do currículo da Educação Infantil no trabalho pedagógico desenvolvido com os bebês no contexto das creches. Para a discussão do tema dialogamos com renomados estudiosos, dentro os quais destacamos: Maria Carmem Silveira Barbosa (2010); Ivone G. Barbosa (2011); Moisés Khulmam Jr (2007), Zilma Ramos de Oliveira (2012) entre outros pesquisadores que estudam a criança, a infância e a Educação Infantil. Com este estudo, pudemos reafirmar a importância de compreender o trabalho no berçário como uma prática profissional que se constitui na materialização do currículo que nasce a partir dos próprios bebês na interação com o outro.

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Publicado

2016-09-21