A MEDIAÇÃO COM O USO DE TECNOLOGIAS: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Rizzia Sarah Rizzia Campos Luiz Miranda

Resumo

RESUMO:

Este artigo tem como objetivo apresentar as reflexões que os autores – Libâneo, Toschi e Lenoir – têm em relação ao conceito de mediação dado por Vygotsky, no uso das tecnologias na prática pedagógica. Além disso, pretende apresentar o que Vygotsky entende sobre a mediação, relacionar o processo de mediação com o uso das tecnologias, e refletir sobre a relação entre o conceito de mediação e o uso das tecnologias.  Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica com o intuito de conhecer o que os autores destacados apresentam sobre o tema em estudo. Portanto, conclui-se que os pesquisadores conceituam mediação baseando no que afirma Vygotsky, ou seja, o aprendizado ocorre na interação com os outros e com o mundo. Neste sentido, os autores consideram que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são instrumentos que podem auxiliar o processo de ensino aprendizagem, mas que elas por si só não conseguem formar cidadãos críticos, pensantes e participantes ativos na sociedade. Assim, consideram e destacam o importante papel da mediação, ressaltando que cabe ao professor investigar, dialogar, colaborar, para que as informações expostas pelas mídias possam tornar conhecimentos significativos para seus alunos. Logo, a teoria do socio interacionismo de Vygotsky, torna-se importante para a aprendizagem, por considerar o ser humano tanto como ser individual, quanto social.

Biografia do Autor

  • Rizzia Sarah Rizzia Campos Luiz Miranda

    Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás, mestranda no Mestrado Interdisciplinar Linguagem, Educação e Tecnologias. Professora efetiva nas prefeituras de Senador Canedo e Aparecida de Goiânia.

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Publicado

2016-09-21