NOVAS TECNOLOGIAS: mudanças na sociedade e suas influências no processo educacional

Autores

Palavras-chave:

Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Processo Educacional, Sociedade da Informação, Formação Continuada

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de um breve estudo bibliográfico acerca da necessidade da formação continuada dos docentes frente aos desafios do mundo conectado, no qual as mídias e as novas tecnologias de comunicação se interagem fazendo com que a informação e o conhecimento circulem com incrível rapidez. Na busca de atender esse novo paradigma e obter respostas ao problema da pesquisa, o estudo propõe uma reflexão sobre a mudança do cenário socioeducacional e da postura do docente diante das transformações ocorridas, fundamentando-se, entre outros teóricos, nos textos de LOPES (2013), MORAN (2012), SUANNO (2009) e MORAES (2001).

Biografia do Autor

  • Gisele Luiza de Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Goiás, graduada em Letras pela UEG, Câmpus Cidade de Goiás, especialista em Docência Universitária, pela FACER, Câmpus Rubiataba, atualmente mestranda do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás ( MIELT-UEG), Câmpus Anápolis.

Referências

POURTOIS, Jean Pierre. A educação pós-moderna. In: OLIVEIRA, Antônio Evaldo. (Org.) Modernidade – Pós – Modernidade. Editora Loyola, 1999.

MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ªed. Campinas – SP: Papirus, 2012.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Apresentação, utopias provisórias: as pedagogias críticas num cenário pós-colonial. Petropólis: Vozes, 1999.

MORAN, José Manuel. Tecnologias para uma nova educação. São Paulo: Edições Paulinas, 1998.

FIUZA, Milena. Educação e Tecnologia: Quais as vantagens desse casamento? Curitiba: Editora Positivo, 2005.

TOSCHI, Mirza Seabra. Didática e tecnologias de informação e comunicação. In: SUANNO, Marilza e SOUSA, Carlos. Didática e interfaces. Rio de Janeiro: Descubra, 2008.

NEVES, Carmem Moreira de Castro. Próxima atração: a TV que vem aí. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

BRUNNER, José Joaquim. Educação no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, Juan Carlos (org). Educação e novas tecnologias: esperança ou incereteza? São Paulo: Instituto Internacional de Planejamento Educacional; Brasília: UNESCO, 2004.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: reflexões a partir da Teoria Vygotskyana. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2009.

KESNSKI, Vani. As tecnologias invadem nosso cotidiano. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.

Downloads

Publicado

2016-09-21