NOVAS TECNOLOGIAS: mudanças na sociedade e suas influências no processo educacional
Palavras-chave:
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, Processo Educacional, Sociedade da Informação, Formação ContinuadaResumo
O presente artigo apresenta o resultado de um breve estudo bibliográfico acerca da necessidade da formação continuada dos docentes frente aos desafios do mundo conectado, no qual as mídias e as novas tecnologias de comunicação se interagem fazendo com que a informação e o conhecimento circulem com incrível rapidez. Na busca de atender esse novo paradigma e obter respostas ao problema da pesquisa, o estudo propõe uma reflexão sobre a mudança do cenário socioeducacional e da postura do docente diante das transformações ocorridas, fundamentando-se, entre outros teóricos, nos textos de LOPES (2013), MORAN (2012), SUANNO (2009) e MORAES (2001).
Referências
POURTOIS, Jean Pierre. A educação pós-moderna. In: OLIVEIRA, Antônio Evaldo. (Org.) Modernidade – Pós – Modernidade. Editora Loyola, 1999.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 5ªed. Campinas – SP: Papirus, 2012.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. Campinas: Papirus, 1997.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Apresentação, utopias provisórias: as pedagogias críticas num cenário pós-colonial. Petropólis: Vozes, 1999.
MORAN, José Manuel. Tecnologias para uma nova educação. São Paulo: Edições Paulinas, 1998.
FIUZA, Milena. Educação e Tecnologia: Quais as vantagens desse casamento? Curitiba: Editora Positivo, 2005.
TOSCHI, Mirza Seabra. Didática e tecnologias de informação e comunicação. In: SUANNO, Marilza e SOUSA, Carlos. Didática e interfaces. Rio de Janeiro: Descubra, 2008.
NEVES, Carmem Moreira de Castro. Próxima atração: a TV que vem aí. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel. Integração das Tecnologias na Educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
BRUNNER, José Joaquim. Educação no encontro com as novas tecnologias. In: TEDESCO, Juan Carlos (org). Educação e novas tecnologias: esperança ou incereteza? São Paulo: Instituto Internacional de Planejamento Educacional; Brasília: UNESCO, 2004.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: reflexões a partir da Teoria Vygotskyana. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2009.
KESNSKI, Vani. As tecnologias invadem nosso cotidiano. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; MORAN, José Manuel. Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005.