JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: jogar, conviver e aprender com o outro.

Autores

  • Livia Alessandra Carvalho Teles

Palavras-chave:

Jogos Cooperativos. Convivência. Transdisciplinaridade. Educação Física Escolar.

Resumo

O presente trabalho destaca a Educação Física Escolar à luz da transdisciplinaridade, refletindo a respeito dos jogos cooperativos como exercício de convivência. Acredita-se que o jogar de forma cooperativa contribui para despertar os educandos para a valorização da diversidade, além de ampliar o olhar sensível para o outro. Esse trabalho também relata uma intervenção pedagógica realizada nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola municipal da rede de ensino de Anápolis – GO, cujo conteúdo proposto para o mês de abril era os jogos cooperativos, atendendo à matriz curricular que contempla o tema relativo à ética. Nesse sentido, entende-se que a vivência dos jogos cooperativos colaborou para que os educandos repensem valores essenciais à vida, como o respeito ao próximo, a solidariedade, a cultura da paz, e também para desmistificação da ideia de que jogo prazeroso é somente aquele jogado CONTRA o outro, valorizando assim, o jogar COM o outro. Nesse sentido, com base em Humberto Maturana, compreende-se que os jogos cooperativos ajudaram a despertar os alunos para a importância de se conVIVER, além de ter contribuído no ensino da compreensão humana, como bem nos alerta o inspirador Edgar Morin. Dessa forma, os jogos cooperativos foram vivenciados com todos os alunos fazendo parte efetivamente do grupo, uma vez que a inclusão é um princípio fundamental da cooperação, considerando que compreender, segundo Edgar Morin, é apreender em conjunto, o que por sua vez coopera para a humanização das relações interpessoais. 

Referências

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Publicado

2016-09-19

Edição

Seção

GT 1 - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO