REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O PAPEL DO PROFESSOR
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre as práticas de letramento na Educação Infantil e o papel do professor. Na pesquisa optamos pelo método materialista histórico dialético que possibilitou compreender e analisar as ações educativas e pedagógicas realizadas na sala de Educação Infantil assim como os dados construídos considerando as categorias: mediação e totalidade. Esta pesquisa se vincula ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos e ao Curso de Especialização em Educação Infantil - PPGE/FE/UFG. O estudo aborda o letramento como destaque nas discussões acadêmicas e nas instituições de ensino, o que é evidenciado pelas publicações acerca da temática. Embates e debates sobre alfabetização e letramento, buscaram-se explicações para investigar como ocorre o processo de alfabetizar (ensinar as habilidades necessárias para ler e escrever) e letrar (ensinar a fazer uso competente da leitura e da escrita em diversas práticas sociais). Tendo em vista tais discussões, o presente trabalho abordou a linguagem como elemento de constituição da subjetividade da criança. Tendo como suporte teórico, Bakhtin (1997) e Vygotsky (2008), pois esses autores estudam a linguagem com princípio para a interação social fundamentam-se na concepção da criança como produtora de cultura e sujeito de direitos. Concluiu-se que é necessário possibilitar ações pedagógicas diferenciadas, tais reflexões possibilitaram a mudança na prática pedagógica à medida que compreendeu a brincadeira como atividade que incentiva à interação e impulsiona o processo de conhecimento da linguagem escrita.
Palavras chaves: Educação Infantil. Letramento. Professor mediador.